sábado, 29 de agosto de 2009

Boas maneiras

Produtores de eventos reclamam sobre o horário da chegada dos convidados aos acontecimentos sociais, desrespeitando o determinado nos convites. As regras de boas maneiras governam nosso dia-a-dia. Obedecer aos horários previstos, entrando nos eventos, sejam eles sociais, culturais, seminários, palestras, inaugurações, enfim, seguir as regras impostas, é sinal de nobreza e fortalecem a conduta, a personalidade e o valor profissional. Alguns, então, chegam no final dos eventos só para mostrar que marcaram presença. Na verdade, são alvo de críticas... só eles não conseguem perceber.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Euclydes_ um Brasileiro - Academia Brasileira de Letras




O Engenheiro militar, Bacharel em Matemática, em Ciências Físicas e Naturais e escritor Euclydes da Cunha foi alvo das homenagens, pela Academia Brasileira de Letras, no dia 27, próximo passado, com a abertura da exposição, “Euclydes__ um Brasileiro”, em homenagem ao centenário de morte, do autor de “Os Sertões”, pelo presidente da ABL, acadêmico Cícero Sandroni, em prosseguimento à solenidade em que a Academia Brasileira de Letras saudou a Academia Mineira de Letras, também, pelo seu centênio. Na ABL, Euclydes da Cunha foi o segundo ocupante da cadeira nº 7, eleito em 21 de setembro de 1903, em sucessão ao acadêmico Valentim Magalhães, sendo recebido, em 18 de dezembro de 1906, por Silvio Romero. “Euclydes__ um Brasileiro” exibe, ali, registros do escritor durante os quase três anos, em que ocupou sua cadeira na instituição, assim como, painéis iconográficos, de textos, vídeos, objetos pessoais e correspondências, com Machado de Assis, Affonso Celso, Max Fleuiss, Érico Veríssimo, entre outros, além de cartões postais, manuscritos, fotos, armas e projéteis recolhido na Guerra dos Canudos. Para Cícero Sandroni, a exposição “será um elemento com que a Academia procurará demonstrar, como a excepcional compreensão de Euclydes sobre as raízes nacionais mergulhou no cerne mesmo da divisão do Brasil, sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”. “Os Sertões”__ um dos maiores livros da literatura brasileira o consagrou, imediatamente, para a Academia Brasileira de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. A serviço do Itamaraty integrou a comissão de limites do Alto Purus, fronteira com o Peru em 1904-1905. O evento contou com expressivo comparecimento de intelectuais mineiros. As palestras foram proferidas pelo escritor e acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco: “Euclides da Cunha e o Itamaraty”; Carlos Nejar; José Murilo de Carvalho, Domício Proença Filho e do presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró. E, prossegue, todas as terças-feiras, até 3 de novembro, o Ciclo de Conferência e Mesas Redondas sobre Euclydes da Cunha, no Teatro R. Magalhães, do Prédio Austregésilo de Athayde, da ABL.

Adicionar vídeo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Casa própria

O Magnífico Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho tem um encontro, na próxima segunda-feira, dia 31, com o Superintendente Regional da Caixa Econômica, no Sudeste de Minas, Henrique Cruz, para formalizar a assinatura de convênio, que facilitará o acesso à casa própria para servidores ativos e inativos da UFJF. A solenidade será realizada, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, aberta ao público, com distribuição de brindes. Na ocasião serão oferecidas aos servidores facilidades para a concessão de crédito, com cotas até de 100% de financiamento, com juros mais baixos e com prazos prolongados. O acordo tem como modelo, o Termo de Cooperação Habitacional assinado entre a Caixa e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no ano passado. Durante a semana, de 31 de agosto a 4 de setembro, técnicos em habitação do Banco prestarão atendimento na Central de Atendimento da UFJF, fazendo a simulação do financiamento e a triagem dos interessados.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A ABL homenageia a AML

Petit Trianon__ primeira sede da Academia Brasileira de Letras,
uma réplica perfeita do Palácio de Versalhes.

Por iniciativa de seu presidente, acadêmico Cícero Sandroni, a Academia Brasileira de Letras efetiva saudação à Academia Mineira de Letras, pelo transcurso de seu centenário de fundação, na próxima quinta-feira, dia 27, no Salão Nobre do Petit Trianon. As saudações serão pronunciadas pelos acadêmicos: Carlos Nejar, Affonso Arinos de Melo Franco, José Murilo de Carvalho, Domício Proença Filho e o presidente da Academia Mineira de Letras, ex-senador, Murilo Badaró. Será um encontro que reunirá o maior número de intelectuais de todo o país, por metro quadrado.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Manifesto

Será que os deputados sabem o que significa “ética”?
__Creio que estes senhores não sabem o significado, porque é uma coisa que eles não possuem: caráter, moral. Estes senhores só se lembram de que não são os únicos, na hora de pedir votos.
Vejam mais esta: Foi aprovada pela Câmara dos Deputados a alteração do artigo nº 618, da Consolidação das Leis do Trabalho, restando apenas ser encaminhado ao Senado. Provavelmente, será votado após as eleições, é claro! A maioria dos deputados federais que está neste momento, tentando aprovar no Senado o fim do 13º salário, está inclusive lutando para o fim da licença maternidade e férias.
Então, só nos resta lembrar deles o ano inteiro e esquecê-los durante o período eleitoreiro.

Rio Pomba __ Cidade Sedução


Rio Pomba comemora 177 anos de emancipação política, quando também serão comemorados os 242 anos de fundação da cidade, antecipando sua data oficial em dezembro, comumente comemorada no presente mês, pelos governos anteriores. A administração municipal, através do prefeito Fernando Dutra Macedo programou para amanhã, 25 de agosto, uma Missa em Ação de Graças, às 10 horas, na Matriz de São Manoel, seguida de variadas atrações de lazer, na Praça Último de Carvalho. Já, no dia 30, a partir das 13 horas, na Avenida Raul Soares, haverá desfile de bandas, numa tarde sócio-cultural com um Encontro de Bandas, com várias corporações musicais se apresentando, individualmente, no coreto da Praça.

domingo, 23 de agosto de 2009

"Vidas Amargas"


"Vidas Amargas"__ que o cineasta Elia Kazan transpôs para as telas, nos meados do século passado, revelou uma curta carreira, que transformou em figura mítica, o jovem rebelde James Dean. Se vivo, o ator teria completado, no dia 8 de fevereiro de 2009, setenta e oito anos. Embora todos concordem que a melhor interpretação do ator tivesse sido em "Juventude Transviada", ele concorreu postumamente ao Oscar com os filmes "Assim Caminha a Humanidade" e "Vidas Amargas". Acabou perdendo a estatueta para Ernest Bornigne, por sua interpretação em "Marty", num papel tão comovente quanto ao do jovem estreante. No teatro, interpretou homossexuais, nas peças "The Imoralist", de Andre Gide e "See the Jaguar". Revelou-se homossexual para não ir à Guerra da Coréia e, posteriormente, manteve relacionamentos conturbados com as atrizes Ursula Andrews e Pier Angell. O cineasta Ernest Hemingway definiu assim James Byron Dean: "... este rapaz desce da tela e se mistura entre os espectadores, tal a convicção com que interpreta". Virou mito após protagonizar três filmes e morrer numa estrada que une Salinas a Paso Robles, pequenas cidades da Califórnia, a bordo de um modelo Porshe Spyder prateado, a 160km/h, no dia 30 de setembro de 1955, aos 24 anos. E o mito continua através dos tempos...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Trófeu Super Cap de Ouro 2009 - O Oscar Brasileiro

O casal Elena e Ronaldo Côrtes, os anfitriões, em foto de Ricardo Cavalcanti.

A movimentada festa black tie de entrega do Troféu Super Cap de Ouro, considerado pela crítica como o Oscar Brasileiro, ocorrerá no dia 31 de agosto, nos salões do Clube Círculo Militar, na capital paulista, com presença marcada da imprensa falada, escrita e televisiva, disputando a cobertura da festa de outorga, ocasião em que serão agraciadas personalidades, responsáveis por grande parte do desenvolvimento do país. A premiação se destina aos profissionais do setor artístico, jornalístico e empresarial do Brasil. O Super Cap de Ouro é conferido pelo grupo paulista, Jornais de Bairros Associados, numa versão moderna do Troféu Bandeirantes, desde 1959. Conhecida como autêntica réplica da noite hollywoodiana, graças ao esmero dos seus organizadores,, jornalistas Elena e Ronaldo Côrtes. Participam do evento, também, colunistas sociais de todo o país.

A frase

“Existe um paradoxo nos produtos culturais, superiores frutos do trabalho humano: eles sobre-vivem ao autor, são uma vingança da vida contra a morte. Por outro lado, só podem fazer isso porque são morte: suspensão do fluxo do tempo, pompas fúnebres, pirâmide do Egito."

Paulo Leminski__ poeta.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Carlos Alberto da Silva - Um exemplo de vida


Este rapaz é um verdadeiro exemplo de vida!

"Três coisas são necessárias para a salvação de um homem: saber em quem deve acreditar, saber o que deve desejar e saber o que deve fazer."
(São Tomás de Aquino)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Em Voga - II



A revista mensal Em Voga__ publicação independente, editada e administrada, desde 1982, por Maria Angélica Rebouças, diretora-fundadora da MR Publicidade e Promoções, mantém uma linha editorial dirigida à cultura e a informação. Trouxe em seu nº 228, uma gama de matérias, entre as quais: “A Verdade sobre o Plano Real”, seguida de reportagens sobre turismo e ecologia. As coberturas das festas que marcaram o mês de junho, em nossa Princesa de Minas, no social Marian Riguer: Música no Museu; a posse do empresário Manoel Teixeira Lopes, no Rotary Club Juiz de Fora – Norte; uma homenagem à saudosa poeta Ymah Theres e à artista plástica Nequitz Miguel, que foi agraciada com a Medalha das Palmas Academicas, pela Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo, em evento realizado no Windor Miramar Hotel, no Rio de Janeiro. Estivemos lá!


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Euclides da Cunha


O ano de 2009 é o Ano Nacional de Euclides da Cunha, quando se completam 100 anos da morte do escritor, jornalista e engenheiro. Várias entidades culturais e acadêmicas irão homenagear o autor de Os Sertões: A Academia Brasileira de Letras, segundo informou seu presidente, Cícero Sandroni, dedicará grande parte de sua programação de 2009 à escrita de Euclides da Cunha, com Ciclos de palestras, para exaltar um dos maiores escritores do País, cuja principal obra "Os Sertões" é um marco na Literatura do Brasil, como também, a obra, “À Margem da História”, publicado quase um ano após o assassinato do escritor. Nessa obra se incluem os melhores textos que já foram escritos sobre o País e a Amazônia. Em Juiz de Fora, será lembrado, no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, através da palestra da escritora Creusa Cavalcanti França, às 20 horas, do dia 25 de agosto, a convite do professor Helion Gonçalves da Silva, presidente da entidade.

domingo, 16 de agosto de 2009

Madonna


Cantora, atriz e compositora, Madonna Louise Veronica Ciccone aniversaria hoje, dia 16 de agosto e completa 51 anos. Madonna tornou-se uma das mais polêmicas estrelas “pops” dos Estados Unidos, desde a década de 80, por sua esfuziante sexualidade e seus esforços para modificar os limites do aceitável, que lhe trouxeram um grande sucesso comercial e uma crescente fama, como artista de vanguarda. Estudou dança na Universidade de Michigan, antes de tentar carreira em Nova York.

sábado, 15 de agosto de 2009

Pop art & robots


** Site exibe trabalhos onde se misturam arte e robôs:
O worth1000.com é um site que apresenta trabalhos numa espécie de concurso de arte digital. Nos temas os colaboradores se utililizam de obras de arte famosas e as modifica, inserindo elementos robóticos e futuristas. São usados trabalhos de Salvador Dali, Boticelli, Michelangelo e outros artistas clássicos, que estão em exibição no site. Ainda, o site promove outros Concursos com temas diversificados, divididos em categorias, tais como: ilustração, animação, Photoshop 3D, fotografia e texto. Para participar dos Concursos do site é preciso se cadastrar. Depois, enviar o material desejado que será analisado. As publicações aprovadas podem ser vistas por qualquer visitante, embora somente membros podem dar seu voto e fazer comentários. Acesse e conheça as obras apresentadas.

Renato Stehling


O Espaço Cultural Correios – Juiz de Fora rende-se ao talento do saudoso artista plástico Renato Stehling e o homenageia, dedicando-lhe um Corredor Cultural que leva seu nome e uma exposição póstuma, apresentando 30 obras pintadas entre 2002 e 2003, mas também não faltam obras executadas em outras épocas. Stehling é considerado um dos pintores juiz-foranos mais famosos, pois integrou uma geração interessada pela arte impressionista e expressionista e teve como companheiros alguns dos principais expoentes das artes plásticas juiz-foranas como, Carlos Bracher, Dnar Rocha e Ruy Merheb. Diz-se que passou 63 anos de sua existência pintando como uma criança, pois a criança se expressa naturalmente pelo prazer que isso lhe dá, tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe com qualquer avaliação sobre isso. Suas telas estiveram expostas no Salão Oficial Municipal de Belas Artes de Juiz de Fora, por quase duas décadas, entre 1950 e 1969, o que lhe rendeu premiações, como Menção Honrosa em 1950 e as Medalhas de Bronze e Prata em 1954 e 1958, respectivamente. Atualmente, muitas de suas telas enriquecem os acervos de entidades públicas oficiais, como o Museu Mariano Procópio, a Prefeitura de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Juiz de Fora, o Fórum da Cultura. O Corredor Cultural Renato Stehling criado pelos Correios tem parceria com a Associação de Belas Artes Antônio Parreiras, através de um termo de uso do bem público, onde oito artistas selecionados pela Antônio Parreiras expõem suas obras. O Corredor Cultural Renato Stehling fica na lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à Agência Central dos Correios e ao Espaço Cultural Correios.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Grand Prix de Volley Feminino


Com parciais de 25x12; 25x19; 15x25 e 25x13, as meninas do Brasil, comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães, venceram a Seleção de Volley do Japão por 3x1 sets e mantem a invencibilidade no Grand Prix de Volley – 2009. Com a vitória, a Seleção Brasileira soma 14 pontos, em sete jogos, garantindo vaga nas finais do Campeonato, que serão disputadas na próxima semana. O bloqueio foi uma das maiores armas brasileiras: marcaram 16 pontos nesta função.As atacantes Mari e Natália foram as que mais pontuaram na partida. Apesar de já ter vaga garantida para as finais, a Seleção ainda fará dois jogos pela fase classificatória. Amanhã, o time enfrenta a Alemanha, às 03hs30min, hora de Brasília, com transmissão pela Rede Globo, repetindo a partida que aconteceu em primeiro turno, há duas semanas, no Rio de Janeiro. No domingo, as brasileiras enfrentam as anfitriãs da Coréia do Sul, às 05hs30min, com transmissão pela SporTV. Nossa Seleção Brasileira Feminina já venceu sete Grand Prix, nos anos de 1994; 1996; 1998; 2004; 2005; 2006 e 2008. Também, ficamos duas vezes com a Medalha de Prata__ em 1995 e 1999 e, uma vez, com a Medalha de Bronze, em 2000. O Grand Prix de Volley é a competição mais importante da Federação Internacional, que corresponde à Liga Mundial, no certame masculino. Brasil!!!!.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia Nacional das Artes

Hoje, milhões de artistas estão sendo cumprimentados pelo “Dia Nacional das Artes”. Através das Artes se realiza um magnífico modo de se comunicar, ora se utilizando as mãos; ora pela sonoridade de lindas vozes e instrumentos; ora, pela beleza dos movimentos da dança; ora, pela expressão do teatro ou do cinema; ora, através dos eufemismos ou das metáforas, dos pensamentos, registrando total subjetividade, para demonstrar sentimentos. Enfim, todos os dons e dotes artísticos. Viva a arte!

Gianne Albertoni

A beleza da modelo e apresentadora Gianne Albertoni marcará presença na programação matutina na TV Record. Gianne assinou contrato de quatro anos com a emissora. Ela substituirá Ana Hickmann durante três dias da semana, na apresentação da revista eletrônica “Hoje em Dia“, enquanto Ana se dedica às gravações do “Tudo é Possível”, substituindo a apresentadora Eliana. Nascida em São Paulo, sob o signo de Câncer, Gianne Albertoni foi descoberta, aos 13 anos pelo fotográfo Sérgio Duarte, durante um passeio de bicicleta no Parque do Ibirapuera. Conhecida, internacionalmente, por ceder sua imagem em desfiles pela Versace, Armani, Kenzo, Valentino, Prada, entre outras. Fez cinema, teatro. Na TV participou de novelas e humorísticos. Apresentou o Fox Fashion, programa que mostrava os bastidores do São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. A TV Record está orgulhosa pela sua nova aquisição.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Pendura

Em 11 de agosto de 1827, O Imperador do Brasil, D. Pedro I, criou os dois primeiros Cursos de Direito no País. O primeiro, no Mosteiro de São Bento, em Olinda e, outro, no Largo São Francisco, atual Faculdade de Direito da USP. Portanto, é comemorado o “Dia do Advogado”, o “Dia do Pendura”, o dia da fundação da União Nacional dos Estudantes__ UNE. Tamanho era o prestígio dos defensores da lei, que os comerciantes ofereciam comida e bebida como cortesia. Passados 182 anos, a data nas grandes capitais tornou-se um pesadelo para donos de bares e restaurantes. Hoje, com mais de mil e duzentos Cursos de Direito no país, tornou-se insustentável manter a tradição, mas há quem tente “sair pela culatra” destes estabelecimentos, alegando ser o “Dia do pendura”. O lema do dia de hoje é: “Tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto”. Quero enviar parabéns aos advogados, em geral.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bug temporário no Orkut

No sábado passado, ao ligar ocomputador, às 9 horas de uma linda manhã, fui direto ao Mozilla Thunderbird. Para minha surpresa, apareceram 41 e-mails me informando que meu perfil no Orkut havia sido excluído. Imediatamente fui conferir se o que lia era verdadeiro. Sim! Ele não aparecia. Meu perfil havia sido afetado por um “bug temporário” ou, seja, o Google estava em manutenção. Menos mal! Por horas, fiquei a pensar: lá se foi uma história que começou em fevereiro de 2006; foram-se meus amigos virtuais; os meus depoimentos; meus recados; minhas fotos; meus registros. Graças a Deus, meu perfil foi devolvido. Na atualidade, o Orkut é um cartão de visitas eletrônico; uma apresentação; um currículo on line. Eu contava com uma justificativa da Empresa Google, mas, infelizmente, creio que não se manifestarão.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Iº Safari Fotográfico - Museu Mariano Procópio

Objetivando comemorar o Dia Mundial da Fotografia__ 19 de agosto__ a Fundação Museu Mariano Procópio, em colaboração com o Foto Pavão realiza no domingo, dia 23 de agosto, o 1º Safári Fotográfico de Juiz de Fora. As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de agosto, no Foto Pavão. Serão oferecidas 50 vagas e o valor da camisa-convite é de R$ 15. Com o tema Museu, o evento: “Safári Fotográfico” será realizado no Parque do Museu Mariano Procópio, por ser um local aprazível, merecedor de divulgação. Das imagens produzidas durante o evento, no entorno do Lago do Parque, cinco serão doadas ao acervo da MAPRO, e uma irá participar de uma exposição ainda a ser definida. As fotos não poderão ser manipuladas por programas especializados, a não ser para ajuste de contraste, brilho e iluminação. Haverá sorteio de brindes e premiação para os três primeiros classificados na exposição.
Informações:
Assessoria de Comunicação da MAPRO: 3690-2014
Inscrições:
Foto Pavão
Galeria Ítala, nº 03 – 3216-1785
digital@fotopavao.com.br

Uma Tela na Parede - Renato Augusto Farias de Carvalho.

O autor de “Vinho e Verso”, entre outros, Renato Augusto Farias de Carvalho lançará no dia 19 de agosto, das 17 às 22 horas, na Livraria Prefácio, em Botafogo - Rio de Janeiro e no dia 28 de agosto, das 18 às 21 horas, na Câmara Municipal de Niterói, seu último rebento literário de memórias romanceadas, sob o título, “Uma Tela na Parede”. Renato Augusto Farias de Carvalho é irmão do poeta Carlos Farias de Carvalho, integrante do Movimento Madrugada, um dos mais importantes momentos da literatura amazonense. Poeta também, Renato viveu parte da sua juventude em Manaus, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em Letras e construiu a sua carreira literária em Niterói, onde vive há 30 anos. É membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras (cadeira Junqueira Freire), da Academia Niteroiense de Letras (cadeira Fagundes Varela) e da Associação Niteroiense de Escritores. Editou, “Porto de Ocasos” ( 1998) e “Poesia do-que-eu-quis”, (2001), ambos pela editora Cromos, de Niterói. Há muitos anos afastado da sua terra natal, em “Vinho e Verso” o poeta evoca o passado. “Renato Farias de Carvalho é um escritor cioso do seu ofício. Seus versos são tecidos com os fios do desejo, do devaneio e da tradição – vertidos em uma linguagem construída sem excessos(...) observa o professor Tenório Telles no posfácio do livro.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Carmen Miranda

Cincoenta e quatro anos de morte de Maria do Carmo Miranda da Cunha, a "Pequena Notável". Se viva, estaria completando 100 anos de idade e 70 anos de sua estréia na Broadway. Carmem Miranda, era diferente no que fazia e no que vestia. Foi a primeira sul-americana a gravar suas mãos e pés, na Calçada da Fama, em Hollywood. Tudo que vestia se transformava em moda, pois sua criatividade era invejada pelas mulheres da época. Era considerada avançada para o seu tempo como artista e como pessoa, pois foi a primeira mulher a assinar contrato com uma rádio, gravar um disco no Brasil e a primeira mulher a fazer shows no cobiçado Cassino da Urca, que só convidava artistas internacionais e homens para suas apresentações. Portuguesa de nascimento. Nunca se naturalizou brasileira, mas considerada um dos maiores ícones do Brasil. Carmem, já no Brasil, tornou-se conhecida na época por ser capa de revistas, depois, por estrelar em Hollywood e cantar nos musicais da famosa Broadway. Gravou 270 músicas e produziu 19 filmes, dos quais Copacabana, o mais aclamado de sua carreira.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rio Amazonas

Uma expedição internacional, organizada pela National Geographic Society, em 1986, concluiu que o Rio Amazonas é o mais extenso rio do mundo e não o Rio Nilo. O estudo foi feito por geógrafos e geólogos do Peru e da República Tcheca. Eles mediram o Amazonas, desde sua nascente e chegaram ao veredito que o rio possui 500 metros a mais do que o Nilo. O Rio Amazonas mede 7.065 Km. Em 1994, uma expedição realizada pela jornalista Paula Saldanha e Roberto Werneck seguiu o curso do rio desde sua foz, no Atlântico, até sua nascente nos Andes, comprovando os dados dos geógrafos peruanos. Já, em 1995, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil __INPE analisou fotos de satélite da região, chegando à mesma conclusão. A nascente leva o nome de Apurimac a 5.500 m de altitude, no estado peruano de Arequipa, descendo as encostas da montanha até unir-se ao Urubamba, na divisa dos estados de Junín e Ucayali, para formar o rio desse nome. Na região das florestas equatoriais, o Ucayali se une ao Rio Marañón, nas proximidades da cidade de Nauta, no departamento de Loreto e forma o Amazonas peruano.

domingo, 2 de agosto de 2009

Em Voga

A revista "Em Voga" focaliza uma gama de informações assinadas por sua diretora, Maria Angélica Rebouças, de relevantes momentos sociais e, sobretudo, culturais. Na edição de número 227 – Junho de 2009 apresenta em sua capa o ex-presidente Itamar Franco. Matéria sobre o centenário da Fundação Machado Sobrinho; a cobertura do lançamento do livro “Era Outra História”, de autoria da socióloga Denise Paiva. E mais: Marian Riguer traz, em fotos, o registro do elegante casamento que uniu as famílias de Patrícia Duarte Netto e Leonardo Miana. Outro registro que mereceu destaque da editora foi a inauguração da exposição itinerante, “Pop Irreal”, do artista plástico Luiz Badia, que veio à cidade, sob nossa curadoria.

sábado, 1 de agosto de 2009

Obesidade

O consumo excessivo de açúcares e gorduras popularizou um problema que até então era relacionado à abundância de recursos. Segundo o IBGE, o excesso de peso se mostrou oito vezes superior à desnutrição entre as mulheres e quinze vezes entre os homens.Hoje, o percentual de pessoas acima do peso no país chega a 40% dos adultos ou, 38,8 milhões. Deste total, 10,5 milhões podem ser consideradas obesas. O total de pessoas com déficit de peso é de 3,8 milhões ou 4% da população. Percentuais até 5% de pessoas com déficit de peso são considerados aceitáveis no estudo das populações. Isto porque eles representam a parcela de pessoas, de constituição, magras. Já o excesso de peso não conta com um percentual "aceitável" na população. Isto porque, segundo o IBGE, "há evidências epidemiológicas de que a incidência de várias doenças crônicas, incluindo, em particular, doenças cardiovasculares e diabetes, aumenta significativamente com o IMC a partir de 25 quilos/ metro quadrado”. De acordo com o IBGE, o excesso de peso alcança grande expressão em todas as regiões do país, no meio urbano e no meio rural e em todas as classes de maiores recursos.