segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Paraty - aniversariando



Um dos paraísos históricos brasileiros, localizado no Litoral Sul do Rio de Janeiro, denominado Costa Verde, encontra-se Parati ou Paraty, que hoje, está comemorando aniversário. Calcula-se que a cidade foi descoberta em 1531, quando chegaram os lusitanos, mas só foi reconhecida como Villa, em 1667. Paraty devido a suas águas tranquilas serviu de “escoamento” para o carregamento de riquezas, no período colonial: ouro, café e cana-de-açúcar. Na história de Parati, houve períodos de progresso e decadência que se intercalaram. O acesso era feito somente de barco, vindo de Angra dos Reis. Este isolamento se deu para a preservação de sua rica estrutura arquitetônica, como também, para evitar ataques piratas. Paraty é um Patrimônio Histórico Nacional, tombado pelo Iphan em 1958. O litoral do município possui várias ilhas e praias belíssimas como a praia de Trindade, Iriri, Tarituba e São Gonçalo.  Além de histórica, Paraty tem uma noite eclética: bares, restaurantes (alguns exóticos), lojas de artesanatos, variedades de cachaças destiladas nas fazendas da região. Pelas noites encontramos muitos artistas plásticos, esotéricos, terapeutas holísticos, etc. A cidade possui muitas histórias, muitas energias. Digamos que Paraty é uma Tiradentes banhada pelo mar, com milhões de encostas. A cidade, em festa, promoveu no último final de semana uma série de shows, no Areal do Pontal, com programação que atraiu vários turistas ao Bairro de Pontal.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reginho e Banda Surpresa

Faleceu na madrugada de hoje, vítima de um acidente de trânsito, o baixista Lenine Castro dos Santos, integrante do Grupo Reginho e Banda Surpresa. O ônibus seguia do Rio de Janeiro para Recife, quando no quilômetro 60 da BR-110, na cidade de Jaremoambo, no interior da Bahia, o motorista ao se desviar de outro veículo, perdeu a direção, capotando, levando Lenine a óbito, uma dançarina com fratura exposta no fêmur, além de deixar 24 passageiros, com ferimentos leves. O grupo ficou conhecido, pelo sucesso do hit, “Minha Mulher Não Deixa Não”. A banda é a protagonista da nova campanha do Ministério da Saúde, nas chamadas da mídia, para o incentivo do uso do preservativo, no Carnaval 2010. O líder, Reginaldo Alves da Silva, o Reginho e os demais integrantes seguiram para Recife, em um ônibus fretado. As duas dançarinas feridas, permanecem internadas no Hospital Nair Alves de Souza, na cidade de Paulo Afonso.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

(I'veHad) The Time Of My Life


Estou refeito. Estava entediado, quando optei pela minha pequena cinemateca. Fiquei em dúvida entre “Em Algum Lugar do Passado”__ Somewhere In Time ou “Ritmo Quente”__ Dirty Dancing.  Optei por rever Patrick Swayze, em Dirty Dancing. Filme perfeito! Emocionante, empolgante, envolvente... uma trilha sonora alto astral. Um filme que “bomba” nosso ego. Dá até vontade de sair pra dançar. Já perdi as contas de quantas vezes assisti

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Felino


Uma casa no pequeno município de Piracema, Centro-oeste mineiro, conhecida como cidade amiga, muito famosa na região, devido a sua população acolhedora e famosa pela sua "Festa do Ruralista", recebeu uma inusitada e inesperada  visita de um felino, em uma garagem, na tarde de ontem. Trata-se de uma onça parda, animal de magnífico porte, de aproximadamente 80 kg e cerca de 40 meses de idade. Policiais e agentes do IBAMA foram acionados para resgatar o felino, que após atendimento foi solta próximo à região de Carmópolis de Minas. Com o advento do progresso, a relação homem/ambiente, esta muito desfavorável ao ecossistema e os animais vão alcançando as civilizações em busca de alimento. Na verdade, desde o surgimento da espécie humana, o homem está degradando, primeiro através de queimadas, depois com a evolução, surgem novas maneiras de agredir a natureza. A espécie não corre risco imediato de extinção, mas vem se reduzindo ano após ano.

“O homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, drenando pântanos e amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo. A saúde e o bem-estar do homem estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo”.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reinado de Momo 2011, na Noite Borbulhante

O colunista César Romero, Ricardo Zacaron e Eumar Werneck são os anfitriões do tão esperado pré-carnavalesco “Noite Borbulhante”, que acontece no Clube Bom Pastor, sábado, dia 26, com a animação da Banda Zagga; apresentação da bateria da Escola Unidos do Ladeira, com participações de passistas e ritmistas; da Rainha do Carnaval, Natália Cristina de Lima e do Rei Momo, Marcelo Portela. O sucesso é garantido!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Corrida da Paz

Por iniciativa do General de Brigada, Walmir Almada Schneider Filho, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada 31 de Março, a cidade vai sediar no próximo dia 21 de fevereiro, o “Dia do Conselho Internacional de Esporte Militar__ CISM – Day Run__ a Corrida da Paz, às 9 horas, na Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento acontece, desde 2006, em diversas cidades do mundo, em comemoração do aniversário do Conselho Internacional de Esporte Militar, fundado em 1948, com o término da Segunda Grande Guerra Mundial, no intuito pacifista e de integração entre as nações. O CISM Day Run é uma jornada esportiva, sem fins competitivos, que tem o propósito de promover a prática esportiva, no âmbito das Forças Armadas integrada com a sociedade civil por intermédio do esporte. A professora Neuza Marsicano participa do evento.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

12 de fevereiro, em Cabo Frio

Amanhã, Cabo Frio será a capital da cultura brasileira, quando receberá uma grande caravana cultural oriunda de vários Estados brasileiros, para a outorga da Medalha Personalidade 2010__ conferida pela Academia de Artes de Cabo Frio__ARTPOP. O elegante encontro acontecerá às 20 horas, no restaurante Zeppelin, um dos points da gastyronomia de Cabo Frio.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Livros III

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."
 (Charles W. Elliot)
"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."(Bill Gates)
"O mundo é um livro no qual o espírito eterno gravou os seus pensamentos."
 (Tommaso Campanella)
Manifesto agradecimentos pelo apreço recebido pelos amigos que sempre nos presenteiam com livros, CDs, DVDs.
  • "Clarice Lispector - Clarice na Cabeçeira" > oferecido pela professora, Neuza Marsicano.
  • "Bel Canto" - Ann Patchett - oferecido por Wanderley Luiz de Oliveira e Maria Helena de Oliveira.
  • "As Cariocas" -  Sérgio Porto, nos ofertado pela jornalista Andréia Lua.
  • "Bilionários por Acaso __ A Criação do Facebook" - Ben Merzrich - presenta da cantora Alzira Bianco.
  • JF Bairos - Viagem ao Redor de Juiz de Fora, em 150 Léguas" de autoria do artista plástico, Rogério de Deus, por ele nos oferecido.
  • Os Sonhos das Fadas" - nos oferecido pela autora, a psicóloga, poeta e amiga, Clevane Pessoa.
  • "Arthur Bosmans - Claves, Notas & um Piano" , oferecido por Jaak Bosmans, filho do autor. CD
  • "Ray Conniff - Music & Sounds" - presente da amiga jornalista, Rosângela Dilly. CD.

Mostras

Duas mostras gratuitas serão inauguradas hoje à noite, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que fazem parte do Ciclo de Exposições "Anônimos e Artistas". São elas: "Veja Ilustre Passageiro: O Atelier Mirga e os Cartazes de Bonde" e "Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça", que pretendem desvelar a origem do design brasileiro que, provavelmente, teve seu início na década de 30. Em "Veja Ilustre Passageiro: O Atelier Mirga e os Cartazes de Bonde", o visitante irá encontrar 300 obras do Atelier Mirga, produzidas entre 1930 e 1970. Seriam deste ateliê as propagandas colocadas nos bondes e ônibus de São Paulo. Nesse acervo, é possível encontrar peças curiosas, como um anúncio em que palavra açúcar ainda se escrevia 'assucar' e um inseticida chamado Flit, que 'mata de facto' os insetos.”Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça”, podem ser apreciadas, cerca de 400 rótulos. "O curioso é que eles mostram as principais características deste tipo de design, que é algo bastante brasileiro, com uma linguagem específica", destaca o Diretor do Espaço, Ricardo Ohtake.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Personalidade 2010

“MEDALHA PERSONALIDADES 2010”
Idealizada pela ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio, a outorga é uma grande homenagem a todos aqueles que brilharam durante o ano de 2010 no cenário cultural nacional e tem como objetivo central, reconhecer e trazer a público as melhores iniciativas culturais tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito, companheirismo e apoio cultural. A cerimônia será realizada em evento fechado para os homenageados e seus convidados, totalizando 350 pessoas, na Cidade de Cabo Frio no dia 12 de fevereiro, às 19h, em um dos restaurantes mais charmosos da cidade, o Restaurante Zeppelin. Durante a noite, haverá um delicioso jantar e os convidados e homenageados poderão apreciar uma excelente música ao vivo com a Banda Black Night. A noite ainda contará com a cobertura da mídia, a presença de autoridades e convidados ilustres do meio cultural, entre eles: Stepan Nercessian - Deputado Federal, presidente da  Casa dos Artistas e ator; Anselmo Vasconcellos, ator do Zorra Total e do cantor e compositor, Luiz Airão.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Hoje é Dia de Iemanjá

Fiz um pedido á mãe Sereia, Mãe Iemanjá
para nunca mais errar
Foi na areia, foi na areia
A lua lá no céu
Iluminou nosso lindo mar
A lua lá no céu
Iluminou nosso lindo mar
Sereia, Sereia do Mar
Oi Sereia, Sereia do Mar.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia do Publicitário

Hoje se comemora o Dia do Publicitário. Não poderia deixar passar em branco. Parabéns, a todos os amigos profissionais, que usam o cérebro, 365 dias no ano; 30 dias no mês; 7 dias da semana; 24 horas por dia. Viva a criatividade que surge até através dos sonhos. A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965, pela Lei nº 4680, sob a orientação do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária__CONAR, em 1980.