quinta-feira, 29 de março de 2012

TV

A TV Panorama, afiliada à Rede Globo foi fundada em 19 de abril de 1980. Próxima de completar 32 anos de atividades passa o controle para a TV Integração__ fixada em Uberlândia. Hoje, a TV Integração faz seu lançamento oficial, em Juiz de Fora, com festa no Viva Hall para convidados. Entra em cena ‘soberana’, excluindo vários profissionais da comunicação local da sua listagem de convidados. Nada simpáticos!

terça-feira, 27 de março de 2012

Hipólito Carón - Sesquicentenário

Retrato inédito de Caron pintado em Paris, em 1887, por seu colega Rodolfo Amoedo (1857-1941).
A Fundação Museu Mariano Procópio, por seu Diretor Superintendente, Douglas Fasolato lançou nesta terça-feira, uma exposição, para marcar o sesquicentenário de nascimento do pintor e desenhista, Hipólito Carón, nascido em Resende, Estado do Rio de Janeiro, em 27 de março de 1862. Hipótto Boaventura Carón fez seus primeiros estudos em Juiz de Fora. Aos 18 anos parte para o Rio de Janeiro ingressa na Academia Imperial de Belas Artes, Escola Superior de arte, fundada por Dom João VI. Foi aluno excepcional de Georg Grimm. Com 23 anos, com ajuda da família, segue para Paris, para aprimorar técnicas e adquirir mais conhecimentos, com o professor e paisagista, Hector Hanoteau. Pouco se sabe sobre a vida do pintor, já que faleceu prematuramente, vitimado por febre amarela, aos 30 anos de idade. Infelizmente, não há grande registro de suas obras. Para um maior conhecimento, acesse o  endereço eletrônico: artedata.com/GrupoGrimm/HCaron150/HCaron150b.html  é possível sentir a grande sensibilidade do artista. Aproveito a ocasião para parabenizar o autor do site, o crítico, escritor, historiador de arte, jornalista e Professor Carlos Roberto Maciel Levy por excelente trabalho. Carlos Roberto que foi Diretor do Museu Antônio Parreiras de Niterói; do Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro é quem assina o texto de apresentação da exposição e fará a palestra de encerramento, dia 11 no Parque do Museu.  A exposição “Hipólito Carón_ 150 Aos de Nascimento”  fica em Cartaz, até 11 de maio, no Parque do Museu Mariano Procópio,  de terça a domingo, das  08 às 18 horas.
Paisagem do Vilarejo - 1889 - ost

domingo, 25 de março de 2012

Loló Nevves

Loló Nevves recebe a musa Piná, patrimônio do Carnavall brasileiro.
Em São Paulo, no Teatro Augusta, a atriz e humorista juizforana, Loló Nevves estréia no dia 04 de abril, com apresentações durante os meses de abril e maio, às quartas e quintas-feiras, a comédia “Me Engana Que Eu Gosto!?”. De uma forma leve e bem humorada a peça aborda os problemas sociais, como a pobreza e a desigualdade social, encarnando o bon vivant, Carlinhos Bom de Boca, um ex-gari. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio

Morre o multifaces do humor brasileiro, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho__ Chico Anysio, aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, às 14h52, desta sexta-feira. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Samaritano, onde  estava internado desde 06 de novembro. Chico Anysio nasceu no dia 31 de abril de 1931 na cidade de Maranguape, no Ceará. Fato curioso na vida de Chico: Registrado como se tivesse vindo ao mundo, em 1929, o que facilitou sua maioridade e as entrada para o exército,  ainda na adolescência. Chico virou reservista quando tinha oficialmente 16 anos, 18 na certidão e 13 na aparência.
Chico Anysio sempre dizia que o humor é uma característica genética: "Meu primeiro sorriso, certamente, foi por alguma coisa feita por meu pai __ a pessoa mais engraçada que conheci no mundo. Ele não dizia uma frase sem uma piada entremeada. Eu me orgulhava dele e posso afirmar que, talvez, nunca tenha pensado em me tornar um artista __ queria ser amado como ele era pelos clientes, operários e amigos. Ele sempre ficava no meio de uma roda, todas as pessoas com olhos fixos nele e, volta e meia, explodindo em estrepitosas gargalhadas. Ele era um humorista e não sabia". Além de comediante, era ator de cinema e de novelas e escritor e, ainda, pintor. "O seu talento se estendeu para a literatura ao agradar público e crítica com o trato singular que dá à narrativa”, afirma o publisher Paulo Rocco, no prefácio do livro. São mais de quinze títulos lançados, entre eles:  O Fim do Mundo é Ali; "Fazedores de História"; "O Batizado da Vaca" e o polêmico, "Como Segurar Seu Casamento". O corpo do humorista será velado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir do meio-dia, deste sábado e será cremado, no Cemitério  do Caju,no domingo, dia 25 de março, sem previsão de horário. 

"O Brasil ficou menos divertido."
Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter

quinta-feira, 22 de março de 2012


O Instituto dos Advogados de Minas Gerais__ IAMG completou 97 anos de existência com festa no Automóvel Clube de Minas Gerais. Fundado em março de 1915, por um seleto grupo de juristas mineiros, a instituição é a mais antiga do gênero no Estado. A ata de fundação do Instituto registra a escolha, por unanimidade, do jurista Francisco Mendes Pimentel como primeiro presidente. Por isso a entidade é conhecida como Casa Mendes Pimentel. Na solenidade ocorrida em 07 de março, próximo passado, sete profissionais foram condecorados, com a "Medalha do IAMG”: Jacob de Castro Máximo; Bruno Terra Dias; João Batista Villela; Tomás de Aquino Resende; Jairo Lellis; Bruno Azalim Rodrigues da Costa; Geraldo Dia de Moura Oliveira  in memoriam, Homenagem Especial. Também, na noite aconteceu a cerimônia de posse dos novos associados e dos membros da Diretoria e do Conselho, para a gestão do triênio 2012/2015. Encabeçada pelo então vice-presidente, Luiz Ricardo Gomes Aranha, a chapa única inscrita nas eleições desse ano, composta pelo seguinte quadro de diretores:
Presidente
  • Luiz Ricardo Gomes Aranha
Vice-Presidente
  • Nilson Reis
Primeiro Secretário
  • Felipe Martins Pinto
Segundo Secretário
  • Jean Carlos Fernandes
Tesoureiro
  • Bruno Rocha Cesar Fernandes
Conselho Superior
  • Adhemar Ferreira Maciel
  • Aristoteles Dutra de Araújo Atheniense
  • Carlos Mário da Silva Velloso
  • Eugênio Klein Dutra
  • Orlando de Oliveira Vaz Filho
Comissão De Seleção
  • Bernardo Ribeiro Câmara
  • José Brígido Pereira Pedras Júnior
  • Lúcia Massara
  • Maria Isabel Vianna de Oliveira Vaz
  • Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza
Conselho Fiscal
  • Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano
  • Maria Celeste Morais Guimarães
  • Ely Braga
Conselho Fiscal – Suplentes
  • Evandro França Magalhães
  • José Marrara
  • Maurício Cerqueira Monducci

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ayrton Senna

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."
 Ayrton Senna 
Se vivo, o maior ídolo do Brasil, Ayrton Senna, completaria 52 anos.

Sequestro relâmpago

Duas pessoas sofreram na noite de ontem um sequestro relâmpago e tiveram um veículo roubado na noite de ontem na Rua Antônio Altaf, Bairro Cascatinha. De acordo com a Polícia Militar, o modelo e Mister Brasil Lucas Malvacini de 23 anos estava dentro do carro acompanhado de Naiara Marques de 19, quando ao chegar em frente a sua residência,  dois homens armados com revólveres anunciaram o assalto exigindo que os dois se deslocassem para o banco traseiro. Após a ação os suspeitos conduziram o automóvel até a BR-040 na altura do Mirante em uma rua de um condomínio e abandonaram a dupla no local levando o carro. O veículo Gol possui seguro total e ainda não foi localizado. O caso vai ser investigado agora pela delegacia de Santa Terezinha. 
Fonte: Rádio Solar

segunda-feira, 19 de março de 2012

Affonso Romano de Sant'Anna no MAMM

Amanhã, no Museu de Arte Murilo Mendes, Affonso Romano de Sant’Anna, um dos escritores nacionais que, há muito, se destaca na literatura brasileira, como poeta, cronista, ensaísta, conferencista é o convidado especial do projeto Diálogos Abertos, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, que busca resgatar a memória sócio-cultural da cidade. Affonso Romano de Sant’Anna responderá a perguntas sobre sua trajetória pessoal e profissional, elaboradas por seis entrevistadores: Iacyr Anderson Freitas, Fernando Fábio Fiorese Furtado, Jorge Sanglard, Marisa Timponi e Edimilson de Almeida Pereira.  Após a gravação, o autor lança seus mais recentes títulos: Sísifo Desce a Montanha” pela Editora Rocco e Ler o Mundo”, pela Editora Global.

sábado, 17 de março de 2012

Salão do Livro de Paris

No último 15 de março, nomes da literatura e da arte mineira, participaram da abertura oficial do 32º Salão do Livro de Paris, que aconteceu no Pavilhão I do Centro de Convenções de Paris. Autores mineiros, pertencentes à Academia de Letras Brasil – Mariana se fizeram presentes para os autógrafos da antologia “Ècrivains Contemporains Du Minas Gerais” no stand da Yvelin/Divine Édition, entre eles: Andréia Donadon Leal, Cecy Barbosa Campos, J B Donadon Leal e J S Ferreira. O Brasil será convidado de honra do Salão do Livro de Paris, em 2014, anunciou esta semana o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. O convite para homenagear a literatura brasileira ocorreu durante reunião de Galeno com Bertrand Morisset, presidente do Salão do Livro, em Paris. Durante as reuniões com o Governo francês e representantes do mercado editorial, Galeno Amorim anunciou também que, após 17 anos de ausência, o Brasil volta a participar, já em 2012, do Salão do Livro de Paris. O evento tem seu término, em 19 de março.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fernando Rainho

foto arquivo - Divulgação
É com pesar que o blog noticia o falecimento do ex-deputado e professor, Fernando Antônio Rainho Thomaz Ribeiro, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, em decorrência de uma periocardite. Estava internado há pouco mais de quatro meses, no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. Nascido em Juiz de Fora. Foi Secretário de Governo na Administração do então Prefeito Francisco Antônio Mello Reis e Deputado Estadual pelo PDS de 1983 a 1987; Professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora da área de Direito; um dos fundadores do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; atuou como Reitor da Universidade Estácio de Sá, na cidade; membro do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio; filho do saudoso Jacy Thomaz Ribeiro e da professora e escritora Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro que, hoje, completa 97 anos, de quem  herdou a veia política e cultural.  O corpo está sendo transladado de São Paulo para Juiz de Fora, onde amanhã, a partir das 08 horas, será velado, no Cemitério Parque da Saudade, onde será sepultado, embora ainda não tenha sido divulgado o horário.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional do Poeta

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Poesia__ a data foi fixada em homenagem ao grande poeta baiano, Castro Alves__ o Poeta dos Escravos__ cujas poesias têm enfoques votados ao combate à escravatura, declamados em suas obras. Em homenagem a este vate brasileiro, o Dia Nacional da Poesia é celebrado dia 14 de março. A UNESCO criou o Dia Internacional da Poesia, que é comemorado em 21 de março.

terça-feira, 13 de março de 2012

A Lenda do Morro da Boiada, em Juiz de Fora

Lá no Morro da Boiada, onde era antigamente o arraial de Santo Antônio, que existia antes de se fundar Juiz de Fora, havia uma capelinha do santo e um cemitério. Quando a população do Morro desprezou o local e veio cá pra vargem, onde está agora a cidade, trouxeram em procissão a imagem para o oratório do vigário, mas, qual! a imagem voltou para a sua capelinha. Tornaram a trazer o santo, mas ele tornou a voltar. Era mesmo uma teima sem remédio. Santo Antônio da Boiada era milagroso deveras, e o povo tinha com ele muita devoção! Valha-me, Santo Antônio da Boiada! e estava logo tudo arranjado, desde que fosse para bem, que para mal não há santo que ajude. O Morro da Boiada de primeiro era também habitado por uma quadrilha de salteadores e ganhou uma fama de perigoso e assombrado. Dizem que tem lá um china seco, que aparece fora de horas aos viajantes. Às vezes passam correndo bolas de fogo, galinhas de todas as cores, inté verdes, com seus pintinhos da mesma forma; topam-se fantasmas que vão crescendo, crescendo por essas alturas a riba, e cruzes de fogo, que aparecem e desaparecem não se sabe como. Ih! quem vai de noite no Morro da Boiada tem muito que ver e que contar. Mas quem é que se atreve a passar ali à meia-noite? Só se tiver oração das Almas Benditas, que então sim.

(Contada por um caboclo velho, antigo morador de Juiz de Fora, onde é muito vulgar esta lenda, entremeada de diversos episódios).
Extraída do livro Contos Populares Brasileiros, de Lindolfo Gomes, publicado pela Companhia Dias Cardoso, em 1918.
foto: arquivo de Marcelo Lemos

segunda-feira, 12 de março de 2012

Nova CBF

Após 23 anos à frente da Confederação Brasileira de Futebol__ CBF e do Comitê Organizador Local__ COL, da Copa do Mundo de 2014.  O falastrão Ricardo Teixeira renuncia ao cargo, através de carta, depois de muitas denúncias de irregularidades no órgão,  Assume o vice-presidente, José Maria Marin, até o final do mandato de seu antecessor que se estende até o final de 2014. O ex-craque e atual Deputado Federal, Romário, ao ser informado sobre a saída de seu desafeto da presidência da CBF, assim se manifestou: “Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Espero que o novo presidente, José Maria Marin, aquele flagrado se apossando de uma medalha, durante premiação do Corinthians, na Copa São Paulo de Juniores, não faça do ato, uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS, também”. E completa: “Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje, a CBF dê uma nova cara ao futebol brasileiro, o que acho difícil, quase impossível”.
Foto: Divulgação

sábado, 10 de março de 2012

sexta-feira, 9 de março de 2012

AFEMIL - Diretoria 2012/2013

Nova Diretoria
A Academia Feminina Mineira de Letras realizou no dia 05 de março, no Automóvel Clube de Minas Gerais, sessão solene de posse dos membros, para o biênio de 2012/2013. Sendo assim constituída: Conceição Parreiras Abritta – presidente; Maria Inês de Moraes Marreco, vice-presidente; Ângela Togeiro, 2ª vice-presidente; Maria da Glória Vargas Ramos, 1ª secretária; Helene Paulinyi, 2ª secretária; Maria Lúcia Faria de Azevedo Carneiro Soares, 1ª tesoureira; Maria Lúcia Cardoso de Magalhães, 2ª tesoureira; Maria de Lourdes Costa Dias Reis, 1ª bibliotecária e Maria Amélia Bracks Duarte, 2ª bibliotecária. A saudação à nova Diretoria será proferida pela Presidente Emérita da instituição, acadêmica Elizabeth Fernandes Rennó.

quinta-feira, 8 de março de 2012

"Juiz de Fora Com Todas As Letras"

Em março - Mês da Mulher - a trajetória literária da poetisa Creusa Cavalcanti França é destaque do projeto “Juiz de Fora com Todas as Letras”, que já está em cartaz no do Setor de Referência da Biblioteca Murilo Mendes (Praça Antônio Carlos s/nº - Centro). Os visitantes poderão conhecer livros de sua autoria, alémlevar para casa cópias de seus versos, que serão disponibilizadas nos bolsos da colcha de retalhos.
         Nascida na cidade paulista de Piraju, em 28 de maio de 1938, Creusa é autora de nove livros de trova e poesia e de um ensaio baseado na vida e na obra de Murilo MendesA escritora, que reside em Juiz de Fora desde 1951, participa ativamente da vida cultural de Minas Gerais, marcando presença em seminários, palestras e conferências. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Academia Juiz-forana de Letras, da qual foi membro fundadora. Além disso, é membro efetivo da Academias Feminina Mineira de Letras e da Academia Brasileira de Poesia, de Petrópolis (RJ).
         O projeto “Juiz de Fora com Todas as Letras” tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de escritores locais de diferentes gerações e estilos, aproximando os leitores das obras. A ação também busca incentivar a leitura e divulgar o acervo da Biblioteca Murilo Mendes. A mostra que enfoca o trabalho de Creusa Cavalcanti França poderá ser visitada gratuitamente até o dia 15 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.
Assessoria de Comunicação FUNALFA

Dia Internacional da Mulher: parabéns !

quarta-feira, 7 de março de 2012

Poluição Visual

Divulgação
A Avenida Presidente Itamar Franco, no trecho entre o Shopping Independência e o Pórtico Sul da Universidade Federal de Juiz de Fora, ganhou uma passarela horrorosa, que liga os dois prédios do Complexo Hospitalar Monte Sinai, para favorecer aos interesses do mesmo, com  a desculpa  de transformar Juiz de Fora, em Pólo Hospitalar.  A obra de muito mal gosto contribui para a poluição visual do local. Aos poucos, Juiz de Fora vai perdendo suas características. Nem sempre a modernidade é sinal de evolução.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Barão do Rio Branco

Nesta segunda-feira, o presidente do Senado Federal, José Sarney conduz a sessão solene que homenageará o centenário de morte de José da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, responsável pelo Tratado de Petrópolis, que integra o então Território do Acre à jurisdição brasileira, após a Revolução Acreana, batalha comandada pelo oficial do Exército Brasileiro, Plácido de Castro, conquistando o Acre, que pertencia à Bolívia. Depois do acordo, a capital do Acre, recebe o nome de Rio Branco, em homenagem ao ministro, assim como, o Palácio do Governo que, hoje, abriga o Museu do Palácio Rio Branco, desde 1929.

sábado, 3 de março de 2012

Alma Feminina II


“Alma Feminina”
O Mês Internacional da Mulher será comemorado na Galeria Celina Bracher do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, no dia 1º de março, às 20 horas, com o vernissage da mostra “Alma Feminina__ Uma Homenagem à Mulher”, da renomada pintora Neuza de Carvalho Miguel que, artisticamente, assina Nequitz. A mostra reúne 20 trabalhos, em tamanhos variados, em técnica mista, em tinta acrílica sobre tela, que retratam os devaneios, os sonhos, os desejos, o íntimo feminino, unindo-se com poemas de escritoras locais, que amadrinham as pinceladas da artista.
Nequitz nasceu em Juiz de Fora, mas reside no Rio de Janeiro, desde 1968. Lá, estudou História da Arte e Pintura, com vários artistas de renome internacional, como Luiz Badia, Bernardii e Belizio, o que lhe deu uma ampla visão do panorama artístico e ajudou a definir suas técnicas impressionistas, parceria ideal para desenvolver uma expressão própria. Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, através de uma estética apurada, fruto de uma minudente pesquisa que retrata, em requintada técnica, a arquitetura urbanística. Resulta de uma formação intelectual bem nutrida e de uma fantástica visão. Sente-se que pinta com alegria. Sua arte nos remete à linguagem de alguns mestres da pintura renascentista das escolas parisienses. Pinta norteada pela emoção. Suas telas refletem uma intensa necessidade de comunicação, dando importância a tudo que faz, despojada de qualquer vaidade. Hoje, na pintura chega onde se propõe, com entusiasmo que marcou todos os momentos artísticos, buscando uma perfeição. Participou de inúmeras coletivas nacionais e internacionais, expondo no eixo Rio - São Paulo e, em grandes centros como Veneza, Roma; Paris; Lisboa e Porto, entre outros. Recebeu diversos prêmios por participação em Salões de Arte, totalizando 13 medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e oito de bronze. Um dos mais recentes, conquistado este ano, é o primeiro lugar no II Salão de Artes Atrium Cultural, de São Paulo. Entre suas exposições individuais podem ser destacadas “Belle Epoque de Nequitz”, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, em agosto de 2008. Sua obra está catalogada em várias publicações, entre as quais, “Itália-Brasil Arte 2005/2007”, “Anuário Brasileiro de Artes Plásticas”, da revista “Consulte” e “60 Anos de Arte e Cultura”. Segundo o ativista cultural e curador da mostra, Ricardo Cavalcanti, “O tema que permeia sua obra é o tempo. É o elemento que sobressai na história: é a ampulheta de seu íntimo. A cronologia não passa a ser uma forma obsessiva do seu trabalho, mas é o fator de sedução, de encantamento__ cuja união dá uma continuidade visual de tempo. O desafio da artista é registrar o espectador, como se fosse um cúmplice, não somente de sua arte, mas da artista. E, continua: ... Seu processo de criação parte da pintura abstrata e da arte gestual: primeiro faz o abstrato, jogando na tela tinta e água, misturando com espátula para conseguir imagens, luzes e sombras impossíveis de se fazer com o pincel. A partir das manchas que se formam, imagina o desenho e cria a parte figurativa. Gosta do movimento: de pintar pessoas conversando, passeando, bebendo, enfim, se divertindo”. “Alma Feminina” é a terceira individual de Nequitz Miguel realizada no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Ricardo Cavalcanti
Curador
 Sueli Navarro, Gestora  do Espaço Cultural Correios - Juiz de Fora,
o curador da mostra, Ricardo Cavalcanti e a expositora, Nequitz.
Os artistas plásticos Gerson Guedes e Nequitz Miguel.