quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Miss Brasil Gabriela Markus

Beleza, elegância, postura, simpatia e sensualidade são os quesitos atribuídos à representante brasileira, no certame Miss Universo 2012, a lindíssima modelo gaúcha, Gabriela Markus. Gabriela é natural de Teutônia, Estado do Rio Grande do Sul, de 24 anos,  conseguiu uma honrosa quinta colocação no Miss Universo 2012, disputado por 89 candidatas na última  quarta-feira,  19 de dezembro, em Las Vegas. Gabriela Markus, estudante de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, respondeu com elegância, em português, a uma pergunta sobre as opiniões sexistas em torno de uma mulher usando um traje de banho."O que importa é mostrarmos quem somos interiormente e o que temos no coração",foi sua resposta

Livros VI

O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra o conhecimento e expressões individuais ou coletivas. Mas, também, nos dias de hoje é um produto de consumo, um bem e sendo assim, a parte final de sua produção é realizada por meios industriais: impressão e distribuição. A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor ou, uma produção independente. Agradecemos os amigos pelas obras que nos foram eviadas recentemente. Livros são os melhores presentes.
Nilo Lima de Azevedo é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tem Doutorado pela Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy RibeiroÉ professor da Fundação Educacional São José – Faculdade de Ciências Jurídicas de Santos Dumont.
Wilson Cury Jabour Júnior é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Licenciado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especialista em Administração Pública pela Faculdade Machado Sobrinho. Procurador do Município de Juiz de Fora. Pertence ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural; Membro do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio e do Instituto Histórico e Geogtráfico de Juiz de Fora.
Eloisa Helena é formada em Biblioteconomia, pela Universidade Santa Ursula e Artes Cênicas, pela Universidade da Cidade, É bibliotecária do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, desde dezembro de 1997. Sua paixão sempre foi o Teatro. Fez peças, como "Bigorrilho e a Princesinha de Ouro" e "O Vendedor de Balões". Atriz, fazendo cursos e workshops. Nada é determinado antes do fim. "Quem Pode Ver Teresa?" é sua primeira obra impressa. Lançada em 2012 na Flipoçose em New York.
Nequitz Miguel__ estudou História da Arte e Pintura, com artistas de renome internacional, entre eles, Luiz Badia, Bernardii e Oziel Belizio, que ampliaram a visão do panorama artístico. A artista é natural de Juiz de Fora  e está radicada no Rio de Janeiro, desde 1968.
Antônio Gutman é médico patologista, poeta e autor do elogiado livro de poesia “Dr. Formol”, entre outras obras publicadas. Sempre requisitado para as melhores rodas de poesia do Rio de Janeiro. É o atual vice-presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores.
Mauro Cruz é odontólogo e escritor. Respeitado e considerado na condição de astro de primeira grandeza de uma infinita constelação de gênios, pesquisadores e cirurgiões-dentistas. Autor de centenas de trabalhos científicos. Ministra palestras e conferências e congressos nos principais países do mundo. Realiza um trabalho na Clínica de Estudos em Estomatologia / Clinest e Maxtron comparável somente àqueles realizados nos mais conceituados centros internacionais de pesquisas com tecnologia de ponta. Além de seus trabalhos científicos, Mauro Cruz escreve sob os gêneros de contos, poesia, literatura infantil e prosa.
Luiz Abi Jooudi nasceu em Niterói. Filho de pai libanês e mãe brasileira. É advogado, empresário e escritor. Cronista irreverente e bem humorado Publicou várias crônicas em jornais e demais periódicos da Região dos Lagos, principalmente, Cabo Frio. Teve o conto “Meu Amigo Beijamin”, editado no livro “Prêmio Prefeitura de Niterói – IX Concurso Municipal de Contos”. Dr. Luiz é um grande admirador de Náutica.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“Chá com Procópio Ferreira”

O fotojornalista Jorge Couri__ autor da foto-capa do livro com o escritor Ismair
Zaghetto.
O jornalista e sociólogo, Professor Ismair Zaghetto recebeu amigos e a comunidade acadêmico-literária, para o lançamento do livro “Chá com Procópio Ferreira”, realizado no foyer do Museu de Arte Murilo Mendes, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A obra reúne quinze contos, contemplados pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Entre as 240 páginas da obra, algumas homenageiam o diretor, dramaturgo e ator, Procópio Ferreira que, no ano de 1964, concedeu entrevista ao autor, recém admitido pelo jornal Diário Mercantil. “Chá com Procópio Ferreira” insere Ismair Zaghetto, como exímio no gênero da ficção. Com uma vida dedicada à cultura, Zaghetto foi o primeiro Secretário de Cultura, na Superintendência da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage__ FUNALFA, criada em setembro de 1978__ primeira fundação municipal, responsável pela cultura, a ser criada no Estado de Minas Gerais e serviu de modelo para muitas outras secretarias municipais e estaduais criadas pelo país. Ismair Zaghetto é ocupante da cadeira de número 12, da Academia Juiz-forana de Letras, cuja patronímica é do seu fundador, Professor Wilson de Lima Bastos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Summer by Patrícia Alvim


A bonita empresária Patrícia Alvim recebeu, com fidalguia, mais de duzentos convidados, para o lançamento, da nova edição da revista SUMMER, no dia 27 de novembro, próximo passado, no Assunta Forneria.  Com o objetivo de atingir leitores, que buscam a informação exata e complexa, sobre comportamento, dicas, opinião e as tendências da moda para Verão 2013. Na capa a estonteante atriz, Isis Valverde, em foto exclusiva  de Nana Moraes e produzida pelo beauty stylist juiz-forano, Ton Reis, o Midas das madeixas e maquilagem de várias atrizes globais e personalidades nacionais. Quanto à linha editorial da SUMMER, o leitor encontrará textos leves, informações precisas entrevistas, cobertura de eventos, entre outros assuntos de importância local, regional e nacional. Entre os destaques da edição focamos: O aniversário da socialite, Myrliane Leão; uma breve entrevista com a dançarina e modelo Marcela Teixeira, do corpo de Balé do Domingão do Faustão; a festa oferecida pelo casal Dany e Júlio Gobira, pelos dois aninhos da linda filha Guilia; o desafio aceito pelos jovens modelos da Patrícia Alvim Agency & Producions, em se vestirem bem, dos pés à cabeça, com pouco dinheiro; uma saudação à chegada do Verão 2013, produzido pela consultora de moda e colunista, Ana Paula Calixto, com fotografia de Kempton Vianna e Stephan Rangel e mais... A Direção Geral da publicação é de Patrícia Alvim e tem no Conselho Editorial, Denise Ayres, Bruno Catraca, Enilson Coelho, Flávio Fusco, Joanna Dantas (também, responsável pelos textos), Rafael Januzzi e Tulio Leone. 

Oscar Niemeyer: o poeta dos traços e curvas

Oscar Niemeyer retatado por si mesmo.
Quase às vésperas de completar 105 anos, morreu ontem, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Esta havia sido sua terceira internação este ano, desta vez, por infecção renal.  Seu quadro médico já se mostrava comprometido desde o ano passado. Em abril de 2011, ele foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ficou internado por 12 dias devido a uma infecção urinária. Em maio, deste ano, teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta após 16 dias. Em outubro, uma desidratação foi responsável por uma nova internação, agora, de duas semanas. Famoso e reconhecido internacionalmente, como um mestre da arquitetura mundial. Ele completaria 105 anos, no próximo dia 15 de dezembro.   Cursou a Escola Nacional de Belas Artes e, no princípio do ano de 1932, quando fez escola, trabalhando no escritório dos arquitetos, Lúcio Costa e Carlos Leão. O diploma de engenheiro arquiteto ele recebeu em 1934. Ainda trabalhando com Lúcio Costa, em 1936, conhece o arquiteto francês de origem suíça, Le Corbusier__ Charles Edouard Jeanneret-Gris, considerado na época, a figura mais importante da arquitetura moderna, que chegava ao Rio de Janeiro, a convite de Lúcio Costa e de Gustavo Capanema, então ministro da Educação e Saúde do Governo Getúlio Vargas, para atuar como consultor no projeto do Ministério da Educação. Em 2007, ao completar um século de existência, recebe diversas menções e homenagens: “Mérito Cultural”, conferida pelo Governo Brasileiro, oferecida pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por sua contribuição à cultura brasileira e é condecorado, pelo Governo da França, como Comendador, com a insígnia da “Ordem Nacional da Legião de Honra. Entre suas obras que ecoarão, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício COPAM, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina, 1989 e o Museu de Arte Moderna, em Niterói, 1996. e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Wilson de Lima Bastos

Wilson de Lima Bastos retratado pelo artista plástico,
Angel Irrazabal - ost 80 x 60 - Galeria dos Presidentes
do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.
Wilson de Lima Bastos__ Nasceu em 07 de agosto de 1915, em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Faleceu em 20 de outubro de 1998. Professor universitário, advogado, sociólogo, dentista, escritor e genealogista. Possuía os cursos de Direito, Odontologia, Sociologia, Higiene, Odontologia Legal, Política, Filosofia, Teoria da Música e História da Música. Diretor Tesoureiro do Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino. Diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico e também Vereador à Câmara Municipal, de 1947 a 1950 . Pertenceu a inúmeras instituições culturais:  Institutos Históricos e Geográficos: Brasileiro, de Minas Gerais, de Juiz de Fora (fundador e presidente), do Espírito Santo, de Niterói e do Direito Brasileiro, RJ; Academia Paulistana de História - SP; Instituto Genealógico Brasileiro - SP; Instituto de Estudos Valeparaibanos, Guaratinguetá-SP; Instituto de Direito Humanos de Juiz de Fora - MG; Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino - Juiz de Fora, MG; Academias: Brasileira de Literatura - RJ, Juizforana de Letras (presidente e fundador), Espiritossantense de Letras – Vitória, ES, Fluminense de Letras - Niterói,RJ, Santamarense de Letras - SP, Goianense de Letras - GO, de Letras de São d´El Rei - MG, de Letras Municipais do Brasil - SP, Feirense de Letras - Feira de Santana, BA, Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras - GO, Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado - RJ, Brasileira de Ciências Sociais - RJ, Brasileira de Ciências Morais e Políticas - RJ; International Academy of Letters of England; Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes - RJ; Sociedade Brasileira de Geografia; Centro de Estudos Sociológicos de Juiz de Fora (fundador e presidente); Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG; Comissão Mineira de Folclore - Belo Horizonte, MG; Fundação José Luiz Pasin - Roseira, SP; Associação dos Cavaleiros Templários do Brasil; Ordem dos Bandeirantes – SP; Ordem dos Bandeirantes - MG, Ordem do Mérito e Cavaleiresca de Santo Amaro - SP; Instituto dos Advogados Brasileiros- RJ. No Colégio Brasileiro de Genealogia, foi admitido em 12 de setembro de 1988 e eleito Titular em 23 de janeiro de 1989. Detentor de inúmeras condecorações e prêmios na área da cultura,  foi autor de inúmeros trabalhos em diversas áreas: romance, crônicas, contos, história regional, ensaios, poemas, trovas e genealogia.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Francisco Quixaba Sobrinho

Dr. Fernando Costa e o artista plástico Paulo Ramos homenageando o acadêmico
 Francisco Quixaba Sobrinho, empossado em solenidade no Palácio Quitandinha,
 em Petrópolis - 27 de março de 2012.
Faleceu no sábado, dia 24 de novembro, aos 88 anos, o advogado  escritor e poeta, Francisco Quixaba Sobrinho__ fundador e presidente da Academia de Letras de Duque de Caxias – Rio de Janeiro, onde residia, presidente da Academia Matiense de Letras e Artes – Matias Barbosa – MG, desde 2008 e ex-dirigente do Movimento Popular de Alfabetização__ MOBRAL, que nos idos dos anos 60, ajudou muitos brasileiros a se livrarem da classificação de analfabetos.  De raízes humildes, Quixaba conseguiu se alfabetizar e concluir graduação no Curso de Direito, formando-se em 1973. Atuou por 35 anos como Inspetor Tributário da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes. Pertenceu ao Rotary Clube do Rio de Janeiro; Presidente da Associação Maçônica Ary Vieira Martins de 1967 a 1968; soócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Duque de Caxias; Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni – Petrópolis; membro correspondente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal. Entre alguns títulos: Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Petrópolis, Moção de Aplauso – 2010. Deixa viúva D. Wanda Quixaba.
Entre algumas de suas obras: "Introdução ao Direito do Trabalho", em parceria com Luiz Augusto Flórido;  "Momentos Poéticos" - 1997; "Poesia e Alma" - 2001; "A Conquista da Mulher na Sociedade" - 2002; "Vida Com Atalhos" - 2005.