sábado, 29 de setembro de 2012

Patrimônio nacional

Hebe Camargo - Divulgação

Morre, aos 83 anos, a grande dama da TV brasileira, Hebe Camargo. Pioneira da TV no Brasil, Hebe formava o grupo, que foi ao Porto de Santos - São Paulo, buscar os equipamentos para a formação da primeira rede brasileira:
 a Rede Tupi. Foi convidada por Assis Chateaubriand, para participar da primeira transmissão, ao vivo, da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, na Cidade de São Paulo, em 1950. No primeiro dia de transmissões da Rede Tupi, Hebe Camargo deveria cantar logo no início do TV na Taba__ que representava o início das transmissões__ o "Hino da Televisão", mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída, por Lolita Rodrigues, sua grande amiga. Uma das mulheres mais elegantes do Brasil, de extremo bom gosto na escolha de seus figurinos e jóias. Sempre requisitada em todos os eventos da sociedade paulistana. Apresentadora, cantora, atriz, humorista. Hebe amealhou a simpatia de todo o meio televisivo. Uma grande guerreira que lutou pela vida! Uma lastimável perca.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mascote da Copa 2014

O Eixo Monumental de Brasília exibe desde quarta-feira, próxima passada, uma réplica de 7 metros do mascote símbolo oficial da Copa de 2014: o Tatu-Bola. A exposição, que ocorre, simultaneamente, nas cidades-sede dos jogos, tem o intento de promover a campanha para escolha do nome do boneco, via internet.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MASTERCASA 2012


foto: Ricardo Cavalcanti
A segunda versão do MASTERCASA – Juiz de Fora, organizado pelas arquitetas, Kitty Amaral, Cristina Chimelli e Mara Medina reuniu arquitetos, decoradores, construtores, paisagistas expondo as novidades e as tendências do mercado, em 27 ambientes, montados em um casarão, no final da Rua Pedro Scapim, no Bairro de São Mateus. O evento deixou de ser apenas uma exposição somente de arquitetura e design, estendendo-se para um evento multidisciplinar, com exposição de artes plásticas e de joalharia. Entre as novidades, a participação do acervo da Hiato Ambiente de Arte, do artista plástico Petrillo e da designer e poeta Rita Bittencourt. As fotos de Hercules Rakauskas registram algumas presenças.
Mara Medina, Cristina Chimelli e Kity Amaral
Com Vânia De Landa e o colunista César Romero Giovaninni Corrêa.

Érica Machado e Ricardo Cavalcanti
O titular deste blog, ladeado por Kity Amaral e Cristina Chimelli

Beth Goulart em "Simplesmente Eu, Clarice Lispector"


A fenomenal Beth Goulart interpreta a trajetória de uma mulher, em direção ao entendimento do amor, do seu universo, suas dúvidas e contradições, no espetáculo / monólogo, “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”. Beth viaja pelo Sul do Brasil, apresentando o subjetivismo da autora ucraniana, naturalizada brasileira, que enriqueceu a Literatura Brasileira. Adaptado, interpretado e dirigido por Beth Goulart, “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” retrata uma autora e seus próprios personagens dialogando sobre a vida, morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento. O texto da peça é baseado em depoimentos, entrevistas, correspondências, além de fragmentos dos livros “Perto do Coração Selvagem”, “O Livro dos Prazeres”, “Contos de Amor” e “Perdoando”: um olhar sobre a vida e a obra da escritora. De difícil definição, Clarice era, para ela mesma, "tão misteriosa" que ela mesma não se entendia. 

Segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ano do Brasil em Portugal
Teve abertura no último dia 21 de setembro, o “Ano do Brasil em Portugal”__ uma mostra do Brasil contemporâneo, que se estende até 10 de julho de 2013. Espetáculos de música, teatro, artes visuais; eventos de literatura, design e gastronomia, além de um seminário sobre economia criativa, marcam o lançamento das atividades. Entre os destaques da programação estão os shows gratuitos oferecidos ao público, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Na noite de sábado, dia 22, foi a apresentação do cantor Ney Matogrosso. Na tarde de domingo (23), o “Brasil abraça Portugal” reuniu no palco, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo e os artistas portugueses Carminho, Paulo Gonzo e Boss AC. No repertório, samba, fado, MPB, hip-hop português e outros ritmos. Na cerimônia de abertura houve a inauguração da exposição “Hélio Oiticica__ O Museu é o Mundo”, no Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento contou com a participação dos escritores brasileiros: Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura.