Na data de 23 de junho de 1861, os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se comunicavam pela primeira estrada pavimentada da América Latina, marco para a engenharia do País: A União e Indústria, inaugurada por Dom Pedro. Com pista em mão dupla, medindo 8 metros de largura, foi construída por meio de um processo pioneiro de pavimentação, conhecido como macadamização. O método utiliza a compactação de várias camadas de pedra de diferentes tamanhos, que proporciona drenagem da pista e o aumento da vida útil. A viagem era feita em diligências resistentes puxadas por mulas e com capacidade para até 15 passageiros. Um sistema de trocas de mulas garantia a travessia de Petrópolis a Juiz de Fora em apenas 12 horas. O sesquicentenário da primeira rodovia pavimentada do Brasil vem sendo lembrado também nas demais cidades que se situam no traçado da União e Indústria. A estrada corta as seguintes cidades: Simão Pereira e Matias Barbosa, em Minas e Comendador Levy Gasparian, Três Rios e Areal, no Estado do Rio. Mariano Procópio criou a Companhia União e Industrial, que deu nome à Estrada, cujo lucro vinha do pedágio por mercadoria, cobrado dos usuários da rota.
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