sábado, 2 de maio de 2009

Ataulfo Alves - 100 anos





O carisma é um dom maior que a profissão. Nasceu, Ataulfo Alves, em dois de maio de 1909, no “pequenino” município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, onde viveu até o início da maioridade. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como farmacêutico e, em suas horas de lazer, freqüentava as rodas de samba do Estácio, (bairro carioca, onde surgiu a que é considerada a primeira Escola de Samba, a “Deixa Falar”, fundada em 12 de agosto de 1928, com as cores vermelho e branco, em homenagem ao América Futebol Clube e ao Bloco “A União Faz a Força”), onde conviveu com Ismael Silva, Armando Marçal e outros compositores já famosos. Cresceu o jovem Ataulfo, sob o signo da música, pois tocava violão, cavaquinho e bandolim, por influência de seu pai, que era violeiro. Encravado entre os bambas do samba, Ataulfo começa a compor. Por sua simpatia e carisma, rapidamente, foi se entranhando entre cantores já famosos, como Carmen Miranda, Carlos Galhardo, Silvio Caldas e Orlando Silva. Ataulfo Alves era uma pessoa très chic, de porte altaneiro, comedido, polido. Na década de 50, em concurso promovido pelo colunista social, Ibrahim Sued, foi eleito um dos dez homens mais elegantes do Brasil.
A programação oficial das comemorações do lançamento das festividades do centenário do compositor aconteceu no dia 02 de dezembro, “Dia Nacional do Samba”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A Prefeitura de Miraí presta, hoje, uma homenagem ao seu filho mais ilustre, que deixou um legado inquestionável aos brasileiros, com uma vasta programação, onde se incluem:
14 horas – Missa na Matriz de Santo Antônio, celebrado pelo Padre Antônio.
14:30 horas – Inauguração da estátua do cantor, na Praça Dr. Miguel Pereira.
15 horas – cortejo dos restos mortais do cantor até o Cemitério São Francisco de Assis.
17 horas – Coquetel só para convidados, no Clube Quem Somos Nós – sob a organização de Leonardo Dib.
20 horas – Os filhos do cantor, Adeilton Alves e Ataúlfo Alves Jr. comandam um show, na Praça Dr. Miguel Pereira, acompanhados pelos músicos cariocas, Marlon Mouser (guitarra), Jimi Santa Cruz (contrabaixo), Patrick (violão sete cordas), Leandro Júnior (violão seis cordas), Bianco (bateria), Vitor (sax e flauta) e Cacau de Castro (percussão).
Também, está sendo articulada uma exposição itinerante, “Leva Meu Samba”, com fotos, objetos e arquivos pertencentes ao cantor-compositor, onde o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua vida e a sua discografia.


"Leva Meu Samba" - exposição itinerante em homenagem ao mito Ataulfo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário