sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Art Fantasy

Este é Boris Vallejo__ capricorniano nascido aos 8 dias do mês de janeiro de 1941, em Lima – Peru, um dos mais admiráveis artistas plásticos de reconhecimento mundial, pelas suas exóticas e sensuais imagens de ficção científica de modeladas silhuetas, perfeitas, de deuses, heróis, bruxos, bárbaros, com suas espadas, em batalha, contracenando com abomináveis monstros, que nos remetem a uma  fantasiosa era da criação do Universo. Desde então, suas pinturas têm estampado capas  de livros de ficção científica e são apresentados em uma série de best-sellers, calendários e apresentações de lojas comerciais, principalmente, as de fisiculturismo e academias. Muitas de suas personagens femininas tiveram como modelo, sua esposa, ex-fisiculturista e pintora, norte-americana, Jullie Bell, cujo estilo artístico é muito semelhante ao de Vallejo. Ele tem dois filhos de um casamento anterior ,com a artista e escritora, Doris Vallejo, bem como dois enteados. Seu filho, Dorian Vallejo, também, tem produzido trabalhos no gênero fantasia, mas se dedica a pintar retratos. Sua filha, Maya Vallejo, é uma fotógrafa profissional. Tive o prazer de estar presente, numa exposição de Vallejo, em 2005, em New York e me tornei grande admirador de sua obra. A lembrança de citá-lo, aqui, se deu devido a faxina dada em minha estante, quando me deparei com um livro de ilustrações do autor. Os blogs oficiais são: http://imaginistix.blogspot.com/ e http://www.imaginistix.com/ 




quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Margarira Farré - Imperdível!!!

A artista das figuras humanas mostrará suas criações, numa
retrospectiva, reunindo trabalhos abstratos,  mármore de
carrara e aço, até 14 de janeiro de 2012.
Para os apreciadores das artes, nas suas mais diversas manifestações, vale conferir, até o dia 14 de janeiro de 2012, no Espaço Cultural Correios, em Juiz de Fora, a mostra “A Escultura de Margarita Farré”, que reúne dezesseis esculturas, algumas de grande porte, de autoria de Margarita Farré, renomada artista espanhola, nascida em Barcelona que, quando criança, brincava no entorno do Templo da Sagrada Família, um dos colossos de Barcelona; no Parque Guel; na Casa de Milá, obras-primas traçadas por Gaudi, radicada em São Paulo, desde 1957. Cresceu vendo obras de seus compatriotas, dos quais se tornou admiradora e estudiosa, como: Pablo Casals, Antoni Gaudí, Salvador Dali e Pablo Picasso, além inumeráveis informações e técnicas aprendidas, em longos anos de trabalho. Formou-se, em Desenho, pela Fundação Armando Álvares Penteado, tendo aprimorado seus conhecimentos em Barcelona e Roma, alguns sob a orientação do escultor, pintor, gravador, cenógrafo e designer ítalo-brasileiro, Doménico Calabrone e do escultor e designer de jóias, Élvio Bacheroni. O conjunto de sua obra escultórica lhe rendeu, em 1968, a Grande Medalha de Ouro, no Curtis Hixon Convention Center, Tamplas – Flórida; além de um rol de premiações, onde se incluem Menção Honrosa na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, em 1985; Medalha de Ouro, no XXII Salão de Artes Plásticas da Aeronáutica, 1992; Prêmio Personalidade do Ano, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2005; Primeira colocada em “Os Melhores do Ano”, Banco Central, 2005.  É Conselheira do Real Instituto de Estudos Históricos, Políticos de Ciências e Artes Alfonso XIII e condecorada com a Ordem Gran Cruz Alfonso XIII, na Espanha. A sua escultura oscila entre o abstrato e o figurativo, mas sempre presente a anatomia corporal, explorando, numa constante, a silhueta feminina. A duplicação das figuras de seu trabalho, sempre incita ao clã familial. A curadoria da mostra é do crítico de artes, Enock Sacramento que, também, é autor do livro homônimo ao nome da exposição, sobre a vida e a obra da artista, onde numa reflexão nos diz: “sua obra é uma recriação do universo feminino, diferente do masculino que, segundo a cultura ocidental, pressupõe racionalidade, certeza, precisão”. E completa: “O domínio da obra de Margarita é o do feminino, um universo rico que se apoia na multiplicidade, expansão, desdobramento, criatividade e intuição”. Imperdível!!!
A artista Margarita Farré; Sueli Navarro, Gestora do Espaço Cultura Correios
e o crítica de artes e curador da mostra, Enock Sacranmento.
A escultora Margarita Farré com Ricardo Cavalcanti

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Longa-metragem

O carnavalesco Joãozinho Trinta falecido recentemente, vai ser imortalizado nas películas do filme que será dirigido pelo cineasta, Paulo Machline. O ator Matheus Nachtergaele interpretará o carnavalesco. A vida e a obra visual produzida pelo artista, que tem como cenário as cidades de Paulínia, no interior de São Paulo e em São Luís, no Maranhão, sua terra natal. O artista plástico, também, deu títulos às escolas: Beija-Flor, Salgueiro e Viradouro. As filmagens do longa-metragem serão iniciados, a partir do primeiro semestre de 2012.

De Minas para o mundo.


Oratório Lapinha - raridade do Museu do Oratorio de Ouro Preto.

O Museu do Oratório de Ouro Preto é um dos cinco museus brasileiros participante do “Terra Brasilis”, que integra a “23ª Europália”, que acontece no Espace Culturel ING, Place Royale de Bruxelas, na Bélgica. O Museu do Oratório que é administrado pelo Instituto Flávio Gutierrez participa com duas peças do Rococó brasileiro, de raro valor: o Oratório Lapinha, que traz a imagem do Menino Jesus deitado, ornado com frutas e o Erudito, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que leva um Menino Jesus no colo, feitos em madeira policromada e dourada. A mostra permanece até 14 de fevereiro de 2012. Este Ano o Brasil foi o país convidado, com a mostra “Brazil, Brasil”. A abertura da exposição marcada pela presença da Presidente da República, Dilma Rousseff; da Ministro da Cultura, Ana de Hollanda e do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Também, serão realizados 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, além de 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias, distribuídos por cinco países, nomeadamente, Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Agressão

Este animal da foto acima, responde pelo nome de Camila Correa, que se diz enfermeira, ganhou espaço na mídia, maltratando uma cadelinha, da raça Yorkshire,registrado em vídeo, por vizinhos. A fera está foragida. As imagens postadas no You Tube, mostram Camila Correa jogando o cachorro para o alto. Depois, ela aplica vários chutes e acerta a cabeça do animal com um balde. A violência é acompanhada pela filha de apenas dois anos. Desde que as imagens foram parar na internet, a mulher sumiu da cidade com o marido, recém formado em Medicina e a filha. Na prefeitura da cidade, onde Camila trabalha, os colegas não sabe do seu paradeiro. Sabe-se, apenas, que ela se refugiou em uma pequena cidade do interior de Goiás. O delegado que investiga o caso, ouviu a advogada da enfermeira afirmou que ela vai se apresentar nos próximos dias. Foi aberto um inquérito para apurar os dois crimes. Centenas de protestos se espalharam, rapidamente, nas redes sociais na Internet, onde usuários se manifestaram contra a tortura da cachorrinha Lanna. Esperamos que este caso não caia no esquecimento.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal


Feliz Natal!
É tempo de festa! É tempo de alegria! É tempo de elevar nosso pensamento a Deus e pedir para que Ele derrame suas bênçãos sobre todos nós. Que o Menino Jesus conserve a saúde e o sentimento de Paz, união e fraternidade, concedendo-nos meio para a obtenção de tudo aquilo que nos for mais precioso. Boas festas a todos os leitores e amigos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lançamento Literário

O autor José Pereira Furtado . ladeado pelo Presidente da Academia
 Juiz-forana de 
Letras, Kleber Halfeld e pelo acadêmico,
 Professor Ismair Zaghetto.
José Pereira Furtado, ladeado por Kelly e o Dr. Mauro Cruz, 
com a filha Victoria.
Wanda Lantelme  Silva; o escritor; Creusa Cavalcanti França, 
Vice-presidente daAcademia Juiz-forana de Letras e o acadêmico,
 Cesar Olímpio Ribeiro Magalhães.

Sob o pseudônimo de Alcânio César, o professor e escritor, José Pereira Furtado, conhecido como Professor Zequinha, lançou o livro de poemas “Um Punhado de Sonhos”, que trouxe a lume recordações do autor. Com noite de autógrafos no foyeur do Museu de Arte Murilo Mendes, que recebeu o escritor, pelo Projeto Leituras Temáticas. Enriqueceram o encontro com suas presenças: o filho do escritor, Professor Marco Antônio Moreira Furtado, com a esposa Luciana Bomtempo Furtado e o filho, Hugo Bomtempo Furtado; Wanda Lantelme Silva; Kléber Halfeld, Presidente da Academia Juiz-forana de Letras e a Vice-presidente, Creusa Cavalcanti França e os acadêmicos: Cecy Barbosa Campos; César Olímpio Ribeiro Magalhães, Therezinha de Jesus Lopes, Professora Leila Fonseca Barbosa (com o médico José Carlos Barbosa), Dr. Mauro Cruz (com Kelly e a filha Victoria); Professor Ismair Zaghetto; Diretor dos Laticínios Cândido Tostes, Professor Gerson Occhi; Regina Horta e Silva; Izete e Dr. Élcio Moraes; Virgínia Magdalena Ambrósio de Mello; Dr. Fábio Nalon de Queirós e mais. As fotos são de Ricardo Cavalcanti.

Em Roma

O pintor Vagner Aniceto, também, integra a mostra. A propósito, Vagner Aniceto foi destacado com o 4º lugar, na VIII Florenze Bienale Internazionale D’Arte Contemporanea, com a obra “Dom Quixote”.

FALEMG - 2011

O Presidente da FALEMG, Aloísio Teixeira Garcia, o homenageado,
Francelino Pereira dos Santos e o jornalista Petrônio Souza Gonçalves.
Acadêmicos: Luiz Carlos Abritta, Aloísio Teixeira Garcia,  César 
Vanucci e o ex-Governador, Francelino Pereira dos Santos.
Maria Elisa Machado, Tesoureira da FALEMG entregando à Senhora Latife 
HadadPereira dos Santos, esposa do homenageado, um buquê de flores.
Andréa Neves da Cunha (irmã de Aécio Neves) e o marido, Luiz Márcio
 Hadad Pereira do Santos, filho do homenageado. 
Escritora Creusa Cavalcanti França e o homenageado, Governador
Francelino Pereira dos Santos.
Membros da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais se reuniram na tarde de 14 de dezembro, para sessão solene, presidida pelo acadêmico Aloísio Teixeira Garcia, para prestar merecida homenagem ao ex-governador, Francelino Pereira dos Santos, como “Personalidade do Ano”. Em seu discurso de abertura, o Presidente evidenciou, com belas palavras, a trajetória do político que é, também, vice-presidente da Academia Mineira de Letras, citando os principais momentos na política e nas letras, em justificativa à escolha. Em seguida, passou a palavra ao acadêmico César Vanucci, que saudou o homenageado. Foi entregue ao laureado uma placa, que registra o ato. Ao lado da esposa, Latife Hadad Pereira dos Santos e dos filhos, Francelino Pereira proferiu discurso de agradecimento pela deferência. Estiveram presentes vários representantes de cidades mineiras. As fotos do colunista fixam o acontecimento, onde participaram cerca de cinquenta acadêmicos e ativistas sócioculturais. Fotos: Ricardo Cavalcanti.