quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Agradecimentos
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Pré-révellion com Myllena
O timbre da voz tranquila da cantora Myllena Varginha vai dar o tom, no pré-rèvellion que a Prefeitura de Juiz de Fora vai oferecer, na Praça Antônio Carlos, amanhã, a partir das 19h30min. Myllena viaja na Música Popular Brasileira embalando canções de sua autoria, incluídas no CD, “Apenas Mais Uma de Amor”. Myllena Varginha participou no último domingo, do programa Domingão do Faustão, onde cantou o sucesso de Caras & Bocas, “Quando”, de sua autoria. Participaram do quadro, as atrizes: Cecília Dassi, Carolina de Oliveira e Isabelle Drummond. A cantora se apresenta ao lado de seu inseparável violão e traz os seguintes músicos para seu show: Rodrigo Antunes, na guitarra; Renato Mello, na bateria; Reinaldo Santos, no baixo e Marcos Languange, na percussão O repertório inclui composições próprias, entre elas “Quando”, “Meu jeito”, “Decisão” e “Só sei te amar”. A artista também apresentará releituras para canções de Lenine, Lulu Santos, Paulinho Moska e Adriana Calcanhoto.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Révellion
Passado o Natal, o assunto agora é o Révellion. Como toda comemoração é feita ao redor de uma boa mesa, restaurantes, churrascarias e clubes abrem as portas para a ceia de Ano Novo, oferecendo cardápios diferenciados para a celebração de 2010. No Révellion muitos juizforanos fazem suas opções pelas praias do litoral do Rio de Janeiro, sendo as mais procuradas Cabo Frio e Copacabana. Para os que ficam na cidade, eis algumas opções:
O restaurante Bacco, localizado no Victory Business Hotel, um cardápio completo, com couvert, cardápio com boas opções: arroz branco; arroz ao vinho com frutas; Tender com mel, laranja e tomates recheados; Bacalhau Du Chef, com olivas temperadas; Fillet ao Povre; Penne a champagne e noissetes de maças verdes e batatas ao forno com catupiry e lâminas de castanhas-do-pará. Ainda, no outro hotel do grupo, o Victory Suites, prepara uma grande festa em sua cobertura que além de oferecer um panorama de 360 graus da cidade, com direito a assistir à “queima de fogos” do Morro do Christo. O início está marcado para as 21:30hs, com couvert, Buffet, oferecendo como pratos de resistência: Salada Rainha, com manga, palmito, peito de peru, frango desfiado, molho rose e mostarda; arroz branco, arroz com lentilhas e bacon; capeletti de queijo com molho de hortelã; salmon ao molho de champagne com uvas concasse; bacalhau Gomes de Sá; medalhões de fillet à moda do Chef Márcio. Sobremesa de pavê de Maracujá, mousse de chocolate branco, com cobertura de morangos, além de open bar de cerveja, água mineral e refrigerantes e cada casal terá direito a uma garrafa de espumante.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Comemoração do Natal
Este ano, muitas famílias não quiseram saber de preparar Ceia de Natal em casa. As donas-de-casa optaram pela praticidade, na noite de quinta-feira. O restaurante Bacco, encravado no Victory Business Hotel recebeu um grande número de ilustres e tradicionais famílias da cidade, em ambiente muito agradável, para celebrar a chegada do Menino-Deus, com cardápio diferenciado preparado pelo Chef Giovane Freitas.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Natal
Natal
José Firmo Cavalcanti
Vamos fazer da noite de hoje uma noite mais feliz! Que o Menino-Deus faça renascer em nossos corações, o amor e a esperança. A todos os amigos e leitores, um Natal cheio de energia, fraternidade e que todos os sonhos se tornem grandes realizações.
Gorjetas
Foi sancionada, ontem, a Lei nº 11.903, de autoria do vereador Pastor Carlos, que torna não obrigatória o pagamento da taxa de serviços cobrada pelos bares, restaurantes e similares, ainda, obrigando-os a afixar placas com medidas de 33 x 27 cm, em local visível, num prazo de até 30 dias. Certamente, que os profissionais que primam pela arte de nos bem servir, não aprovaram a idéia. Creio que o Senhor Vereador deveria se preocupar com outras coisas mais relevantes para o bem-estar do cidadão. Uma sugestão: nunca vá a algum local onde o senhor precise de serviços dos profissionais de bares, restaurantes e similares, pois, se reconhecido, a sua comida ou bebida poderá ser batizada, com coisas não muito agradáveis. Outra. Que tal a preocupação com as caçambas de entulhos, que ficam largadas pelas ruas, sem a menor sinalização. Elas, sim, numa noite chuvosa, podem causar danos sérios aos cidadãos e seus veículos, não os garçons.
Paraty - Patrimônio Histórico Nacional
Paraty, Parati ou Paratii, como era chamada na época de seu descobrimento, é uma cidade histórica e pitoresca no litoral do Rio de Janeiro, com um charme europeu. Em 1667, Paraty __ adquiriu o status de vila, separando-se de Angra dos Reis. A cidade tem um dos mais belos litorais do Brasil, porém, muitas de suas praias são de difícil acesso por causa dos acidentes geográficos, típicos da região. Foi um importante porto e centro comercial do Brasil durante os ciclos do ouro e do café. Paraty é um Patrimônio Histórico Nacional, tombada pelo Iphan em 1958. O litoral do município possui várias ilhas e praias belíssimas como a praia de Trindade, Iriri, Tarituba e São Gonçalo. Além de histórica, Paraty tem uma noite eclética: bares, restaurantes (alguns exóticos), lojas de artesanatos, variedades de cachaças destiladas nas fazendas da região. Pelas noites encontramos muitos artistas plásticos, esotéricos, terapêutas holísticos, etc. A cidade possui muitas histórias, muitas energias. Digamos que Paraty é uma Tiradentes, banhada pelo mar, com milhões de encantos naturais.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Parati
Personalidades de JF 2009 - Léo Peixoto
Ainda, em tempo, gostaria de parabenizar o apresentador Léo Peixoto pela sua simpatia, a forma com que cativa as pessoas e pelo estrondoso sucesso do “Prêmio Personalidades de JF 2009”, em sua 6ª edição, realizada no último dia 17 de dezembro, no Mariano Hall. Não fiz antes devido a uma viagem já agendada. Cumprimento-o, também, pela sua espontaneidade fantástica, sendo o amigo de sempre, cordial e que seu “Personalidade de JF”, sempre continue brilhando. A premiação é um reconhecimento e isso deve ser enaltecido da forma que só Léo Peixoto faz. Ele é o merecedor de todo o nosso aplauso, pois está reconhecendo cidadãos que nossa sociedade deve aplaudir a todo o instante, a todo o momento, assim como, toda a sociedade deve aplaudi-lo pelo seu talento!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Yara Tupynambá e Sylvio Coutinho – Pelos Caminhos de Minas
Ocupa o Espaço da Sede do Patrimônio Cultural do Município de Belo horizonte, a exposição fotográfica de Sylvio Coutinho, "Pelos Caminhos de Minas", enfocando sete murais confeccionados pela artista plástica Yara Tupynambá, que serão tombados pelo Patrimônio Histórico daquela cidade. A exposição que ficará em cartaz, até o dia 26 de fevereiro de 2010, tem por objetivo divulgar e promover a valorização dos murais que são protegidos pelo Estado. Yara Tupynambá soma mais de cinquenta anos de carreira e executou mais de 4000 trabalhos, em telas, murais, painéis e gravuras, dando realce à temática mineira. Os painéis reproduzidos em fotos pelo artista fotográfico são: “Ciclo do Diamante”, presente no Saguão do Ministério da Fazenda – Receita Federal; “Trabalho Humano”, na Universidade Federal de Minas Gerais; “Pelos Caminhos de Minas”, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; “Inconfidência mineira”, na Reitoria da UFMG; “Desbravamento do Rio de São Francisco”, na Faculdade de Educação da UFMG; “Entradas e Bandeiras”, no SERPRO__ Serviço Federal de Processamento de Dados. A artista foi convidada, em 2001, para expor suas obras, em Juiz de Fora, na extinta Galeria Assir Artes, no Braz Shopping, sob a curadoria do marchand médico, Assir Gouvêa.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Agenda Cultural
Domício Proença, na ABL. Foto: Ricardo Cavalcanti.
Os antenados na vida cultural de Juiz de Fora, certamente, estarão divididos na noite de hoje, devido a avalancha de eventos. As professoras Leila Maria Fonseca Barbosa e Marisa Timponi Pereira Rodrigues lançam “Ismael Nery e Murilo Mendes: Reflexos”, uma narrativa da amizade entre esses grandes vultos da intelectualidade. O lançamento será no foyer do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. A psicóloga Rosangela Xavier Rossi autografa o autovídeo “Meditação Filosófica”, no Auditório da Livraria Paulus. Integrantes do Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, sob a presidência do professor Helión Gonçalves da Silva, se reúnem para confraternização de final de ano, com Missa em Ação de Graças, em sua sede. A UBT__ União Brasileira de Trovadores – seção Juiz de Fora, também, se reúne para jantar de confraternização. Já, em Belo Horizonte, o juiz Luiz Guilherme Marques lança “A Ética no Judiciário”__ coletânea de ensaios, com análises da relação entre o judiciário e a sociedade. No Espaço Cultural da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. Na bagagem leva sua penúltima publicação, “A Justiça da França__ Um Modelo em Questão”, contendo monografias.A presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, acadêmica Elizabeth Rennó, no Auditório Vivaldi Moreira, da Academia Mineira de Letras, autografa “Post-Scriptum”, cujo lançamento integra as comemorações do centenário da Academia Mineira de Letras.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Omissão
Personalidade JF
O apresentador Léo Peixoto realiza na quinta-feira, dia 17 de dezembro, a entrega do Prêmio Personalidade JF __ 2009. A solenidade acontecerá no Mariano Hall, a partir das 20h30min. Essa outorga foi criada em 2003 com a finalidade de homenagear pessoas que se destacam em nossa sociedade ou, que prestam serviços relevantes, em favor do bem-estar de nossa população. Em 2007, tive o prazer de seu um dos agraciados. Léo Peixoto estará no Programa Mesa de Debates, transmitido pela TV E - Rede Minas, Canal 12,na manhã do dia do esperado evento falando sobre o Prêmio Personalidades JF 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Léo de Oliveira - 20 anos de Rádio
Dono de uma voz inconfundível, logo “caindo no gosto popular”, tornando-se um locutor de destaque, líder em audiência de todas as manhãs, o radialista Léo de Oliveira subiu ao palco do espaço Mariano Hall, para comandar um programa de auditório especial, na tarde de ontem, em comemoração aos seus vinte anos dedicados ao rádio, transmitido, ao vivo, pela Rádio Globo Juiz de Fora. Uma tarde descontraída, com apresentação de show de calouros. O radialista João de Barros foi o principal homenageado, pelos seus 57 anos de serviços prestados ao Rádio, assim como jornalistas, apresentadores, radialistas e formadores de opinião. Este, que vos escreve, esteve entre os homenageados.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Dia do Palhaço
A data foi adicionada ao calendário de eventos no Brasil__ por iniciativa da Abracadabra Eventos, em 1981, em São Paulo. É este personagem que, com suas peripécias faz com que as crianças se divirtam e aos adultos, esquecer os problemas do dia-a-dia. Porem, hoje, segundo um noticiário da TV, é o dia em que centenas de políticos riem da nossa cara.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Medalha Pero Vaz de Caminha
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Ataulpho Alves Júnior em Juiz de Fora__ "Os Donos do Samba"
no pandeiro; Coração, no reco-reco; José Eduardo Modesto, na cuíca; Alfredo,
no tamborim; Magno Santos e Nascimento, como vocais.
A décima edição de “Os Donos do Samba”, projeto idealizado e coordenado por Armando Aguiar, o Mamão, levou ao palco do Bar da Fábrica, na sexta-feira, próxima passada, um espetáculo, em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, um tributo ao cantor e compositor Ataulpho Alves, morto em 1969. O convidado da noite, Ataulpho Alves Júnior, fez uma homenagem ao centenário de nascimento de seu pai, efemérides que marca o ano de 2009. Júnior apresentou os hits imortais, tais como: “Mulata Assanhada”, “Atire a Primeira Pedra” e “Saudade da Amélia”, em parceria com Mário Lago; “Leva Meu Samba”, “Pois É”; “Sei Que É Covardia” e muitos outros. A banda que acompanhou Ataulpho Alves Júnior foi composta pelos seguintes artistas locais: Fabrício no cavaquinho; Rodrigo, no surdo; Cezar, no violão de sete cordas; Nelsinho, no pandeiro; Coração, no reco-reco; José Eduardo Modesto, na cuíca; Alfredo, no tamborim; Magno Santos e Nascimento, como vocais. O projeto “Os Donos do Samba” fez durante o ano de 2009, uma reeleitura de sambas tradicionais e trouxe à cidade, grandes vozes do samba, como Noca da Portela e Walter Alfaiate. A propósito, o cantor e compositor Mamão esquentou a cuíca, o tamborim e os demais instrumentos, para a abertura da apresentação de Ataulpho Alves Júnior, interpretando “Poder da Criação”, uma verdadeira poesia, em samba, de autoria de João Nogueira.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Personagem da Semana: Crystal do Espírito Santo
O Fantástico apresentou no dia 29 de dezembro, uma garota de dez anos, Crystal do Espírito Santo, nascida em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, com um talento nato, com tanta intimidade com o piano, que surpreende a todos que a ouve. A produção do Fantático convidou Crystal para conhecer São Paulo, onde realizaria um grande sonho: assistir um show da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Antes de realizar seu sonho, que julgava ser quase impossível, a menina-prodígio, viajou de avião, conheceu um piano de calda e acabou dedilhando o instrumento; assistiu a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo. À noite, foi ao tão esperado show de Zezé di Camargo e Luciano. Em um momento inesperado, a menina Crystal é chamada ao palco pela dupla, onde em meio a uma platéia de cerca de 4 mil espectadores, tocou Chopin, “como se estivesse sozinha com instrumento”. Para surpresa da garota e de seu pai, Antônio, o piano era um presente de Zezé di Camargo e Luciano para ela. Também, emocionados, a dupla se dirigiu a te ela, publicamente, com as seguintes palavras: “Você não tem que agradecer. Nós brasileiros que temos que agradecer por ter você como filha deste país. Um exemplo de criança. Eu quero um dia aplaudir você nos grandes teatros desse mundo afora porque tenho certeza que isso vai acontecer”.
A Arte de Gerárd Fromager
O talento do artista plástico francês, Gérard Fromager aportou, na quinta-feira passada, no Museu de Arte Moderna __ MAM, na cidade do Rio de Janeiro, trazendo cincoenta trabalhos, entre colagens, gravuras trabalhadas a partir de fotografias, litografias e, também, cinema. Fromager é um dos mestres da Nova Figuração, movimento associado à arte pop, surgido em 1960 - 1970, na França. O artista estudou na École dês Beaux-Arts, em Paris, onde realizou sua primeira individual, em 1966. No cinema colaborou com Jean-Luc Godard, na produção do curta-metragem “Cinema Tract – 1968”. O movimento Nova Figuração é uma reação contra a arte abstrata, com um viés mais político do que a arte pop americana. Fromager é descrito como um crítico social, que toma posição política, sem esquecer a posição poética. Em meados de 2005 levou a exposição, “Gerard Fomanger__ Retrospectiva – 1962/2005", a respeitadas galerias, na Bélgica, Luxemburgo e Suíça. A exposição, sob a curadoria de Anne Dary e Wagner Barja, tem caráter panorâmico e abriga obras do artista, desde os anos 60, até a atualidade, englobando trabalhos recentes e inéditos e ocupa todo o terceiro andar do MAM. A exposição, também, integra as comemorações do Ano da França no Brasil.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Dia Mundial da Propaganda
Hoje, 4 de dezembro, é a data comemorativa do Dia Mundial da Propaganda. Parabéns aos profissionais que têm a técnica de criar e formar opinião pública favorável a um produto, a uma pessoa, a um serviço visando a orientar, formar uma tendência às massas, apresentando bons produtos. Saúdo todos os profissionais das várias áreas: publicitários por formação, jornalistas, assessores de comunicação, editores gráficos, relações públicas, arquitetos, designer, “marketeiros”. Enfim, aos que atuam com responsabilidade, dedicação e ética, respeitando os consumidores e clientes. Axé!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
No distrito Federal
sábado, 28 de novembro de 2009
Na Câmara Municipal de Juiz de Fora
Ontem, tive a oportunidade de assistir a uma das sessões solenes mais aprazíveis, realizadas pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, sob a presidência do dinâmico vereador, Bruno de Freitas Siqueira. Foi a sessão solene de entrega da Medalha Nélson Silva. Uma cerimônia simples, porém, com muita emoção. Além das outorgas àqueles que se notabilizaram nas produções das manifestações culturais e sociais da raça negra. Houve apresentação do “Batuque Afro-Brasileiro Nélson Silva”. Tive o prazer de conhecer, Jefferson Januário, militante do Ministério Galera de Cristo, fundador da Casa de Cultura Evaílton Vilela, em 2004; idealizador do projeto “Café com Hip-Hop”, além de inúmeras atividades de incentivo à cultura. A casa por ele fundada oferece oficinas diversas a cerca de 600 pessoas, de todas as idades: aulas de artesanato, violão, culinária, capoeira, caratê, informática, hip-hop, alfabetização, inglês e espanhol. Negro Bússola, como é conhecido, foi vencedor do 1º Festival de Música promovido pela TV Alterosa; é instrutor da Casa do Pequeno Artista. Graças à Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, conseguiu realizar seus projetos que muito orgulham a municipalidade. Outra personalidade agraciada, com quem estive, foi o cantor e compositor Milton Nascimento, a quem considero um patrimônio nacional musical. “Mito” Nascimento, além de receber a Medalha Nélson Silva, recebeu o Título de Cidadania Honorária, pelas mãos do atual Secretário Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Dr. Antônio Jorge Marques, propositor do Projeto Lei, em 2004. Milton Nascimento despensa apresentações e demais elogios, pois todos nós o conhecemos.