sexta-feira, 13 de março de 2009

"Pop Irreal" __ Exposição Itinerante de Luiz Badia.

Pop Irreal AST 120cm x 180cm.

Luiz Badia usando pintura em acrílico retrata através de 11 telas, com dimensões de 1.20 cm x 1.80 cm, que compõem a exposição itinerante, “Pop Irreal”, a arte contemporânea que teve seu desenvolvimento, na virada deste século, onde os estilos figurativos acentuaram-se na Pop Arte e no Surrealismo.
São cenas do cotidiano com inserções de imagens de dimensão e temporalidade diversas, num contexto de modernidade e romantismo. Os trabalhos são ricos em cromatismo e síntese de pequenos diálogos urbanos.
“Pop Irreal” é o testemunho do entusiasmo dessa nova corrente que emergiu em Londres, em 2004, na grande exposição "O triunfo da pintura", organizada por Charles Saatchi, conhecido pela promoção de obras de artistas do movimento denominado Britart, como o tubarão dentro do aquário de Damien Hisrt e a cama desfeita de Tracey Emi.
“O grande retorno do figurativo foi catapultado por movimentos grafiteiros e da divulgação de artistas do leste europeu assim como chineses que haviam mantido severos estudos acadêmicos em função de seus regimes. Convém salientar que esse movimento tem sido a resposta (mas, sem confronto) para o abstracionismo e instalações que marcaram a segunda metade do século XX”. Diz o artista.
Nesse grande esforço de se antenar com a arte do século XXI, Badia produziu esta coleção, que muito tem de figuração de quadrinhos e clichês da cultura Pop. Todo esse processo vem com o objetivo de fazer dela, uma exposição itinerante que já passou pelo Solar do Jambeiro, em Niterói, pela Assembléia Legislativa de São Paulo, em março, deste ano. A mostra estará na cidade de Tiradentes, até 30 de abril, na Galeria do Sobrado Ramalho, seguindo para Juiz de Fora, sob minha curatela, no Saguão do Fórum Benjamin Collucci, com abertura prevista para 8 de maio, só para convidados. Esta é minha homenagem para comemorar o 159º de aniversário de fundação de nossa “Princesa de Minas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário