segunda-feira, 22 de junho de 2009
Ideal
Le Rendez Vous du Sam'di Soir
Os juiz-foranos irão apreciar, nesta terça-feira, um Cine-Concerto para comemorar o “Ano França no Brasil” e parte das comemorações pelos 80 anos do Cine Theatro Central. Trata-se do “Le Rendez Vous Du Sam’di Soir” (Encontro dos Sábados)__ apresentado pelos músicos da Associação Double Candence. Um revival do cinema mudo, do início do século XX__ com acordes dos músicos: Celine Benezeth, no violino; Maximine Roman, no violão e Marco Pereira das Neves, no piano.
Celine Benezeth ladeada por Maxime Roman e Marco Pereira.
Sinopse
Filho do célebre pintor impressionista Auguste Renoir, Jean Renoir buscou no realismo poético sua própria linguagem, retratando o cotidiano e a gente simples. Dois curtas-metragens do cineasta Jean Renoir estão presentes na exibição. Sur un air de charleston (1926) e La petite merchande d’allumettes (1928) são duas de suas primeiras obras, por muito tempo esquecidas e mal compreendidas pelo público. Hoje, reconhecido, Jean Renoir é tido por uma das maiores influências da Nouvelle Vague francesa. O média-metragem de René Clair, Entr’acte, de 1924, também será exibido com o acompanhamento musical do Double Cadence. Ao aderir à vanguarda, René cria o clássico em que apresenta sequências com jogadores de xadrez, um enterro burlesco e um número de mágica.
Local: Cine Theatro Central
data: 23/07/2009
horário: 20:00 horas
quinta-feira, 18 de junho de 2009
A Arte e suas Dificuldades II
Que maravilha!
Que espetáculo!
Isto realmente é arte!
Que homem talentoso é este?
Estes são alguns adjetivos ouvidos espontaneamente das pessoas que visitaram a mostra itinerante “Pop Irreal”, do notável artista plástico Luiz Badia, aberta ao público, no dia 15 de maio, no Saguão do Fórum Benjamin Colucci, sob minha curadoria, onde permaneceu até o dia 15 do corrente mês, tornando um sucesso de público, em terras mineiras. Os trabalhos do artista carioca foram bem recebidos por quase 30 mil pessoas. Nesta mostra itinerante, pode ser conferido o processo criativo de Luiz Badia, através de 11 telas, em acrílico sobre telas, de 1,20 x 1,80 m, reproduzindo a contemporaneidade avaliando, o passado, o presente e o futuro__ onde deixa seu emocional emergir, projetando o produto de sua imaginação.
Esperei que o poder público lançasse um olhar para as artes plásticas, ajudando a montar um projeto com que se interagiriam artistas de outros Estados, mas não me foi oferecido um local apropriado, nem recursos matérias (empréstimos de painéis) ou financeiros para a realização. A luta incluiu, também, falta de espaço físico, falta de apoio. Não obtive apoio da imprensa local, que preferiu prestigiar “O Rappa”__ que veio à cidade para um show, onde arrancaria alguns “mil” da organização de um evento, do que um artista que nada lucrou para trazer sua arte até Juiz de Fora. Alguns políticos e jornalistas repudiam os colunistas sociais, mas são eles que trazem à tona, a notícia, a informação e os eventos de notoriedade. Gostaria de registrar meu agradecimento aos colunistas César Romero, Celso Noronha, Eduardo Gomes e Cacá Salermo, pela cobertura, em suas respectivas colunas, do vernissage, oferecido aos convidados, da exposição “Pop Irreal”.
terça-feira, 16 de junho de 2009
"Com Certeza: Leda Nagle Melhores Momentos".
Lei Seca
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Busca pela perfeição estética
sábado, 13 de junho de 2009
Dia de Santo Antônio
“Fala em línguas quem está repleto do Espírito Santo. As diversas línguas são o testemunho que devemos dar em favor de Cristo, a saber, humildade, pobreza, paciência e obediência. Quando os outros virem em nós estas virtudes, estaremos nós falando a eles. Nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala. Eu vos conjuro, pois, deixai vossa boca emudecer-se e vossas ações falar! Nossa vida está tão cheia de belas palavras e tão vazia de boas obras”. (Santo Antônio de Pádua. Sermões sobre São Mateus 23,1-12 comentado pelo Santo Doutor).
Hoje, 13 de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Fernando de Bulhões, nome de batismo do Frei Antônio de Pádua ou Antônio de Coimbra, religioso, nascido em Lisboa, no anado de 1195 e falecido em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, aos 36 anos. Descendente de nobre família de navegadores, filho de Godofredo de Bulhões, chefe da primeira cruzada do século XI. Canonizado um ano após sua morte, como Santo Antônio, ganhando popularidade entre os católicos do mundo inteiro.
Ninguém sabe ao certo porque Santo Antônio foi adotado como o padroeiro de Juiz de Fora. Creio que a escolha se deu pelo fato de a cidade ser batizada, inicialmente, por Villa de Santo Antônio do Parahybuna.
Oração de Santo Antônio
Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.Santo Antonio, rogai por nós.(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Dia dos Namorados
O Sapo
Padre Juarez de Castro
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Reality Show
Haja paciência para enfrentar os realities shows, apresentados pelas TVs brasileiras. Esta exploração se deu no ano de 2000__ com a aparição dos programas “Big Brother Brasil” e “No Limite”. Mais tarde, em 2001 surgiu o “Casa dos Artistas”, pelo SBT. O termo “reality” tornou-se conhecido por mostrar, de forma simulada, uma realidade, onde os programas não têm roteiros a serem seguidos. A tônica é uma desastrosa convivência de um grupo de pessoas que, encarcerado, vive momentos pra lá de fúteis. A TV Record disse que inovou tudo isso, com o programa “A Fazenda”__ uma mistura piorada de um BBB e um programa Casa dos Artistas__ onde foram colocadas pessoas que se dizem celebridades (na verdade, postulantes à celebridade). Lá só tem emergentes à celebridade, pois, conhecido mesmo, só o incoerente Dado Dolabela, famoso por seus escândalos. O pior é que o reality da Record acabou por afetar o programa de variedades “Hoje em Dia”__ com fragmentos de “A Fazenda”, que acabou por desmerecer o programa, até então, considerado uma boa atração da emissora. Outro programa lamentável da emissora é “O Aprendiz”__ feito para satisfazer o ego e a vaidade de seu apresentador. Uma pena é a utilização de um grande jornalista do quilate de Brito Júnior, para ser mediador de “A Fazenda”, assim como, o potencial do global Pedro Bial para apresentar o BBB.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Os Papagaios de Pirata
Tem gente extrapolando as fronteiras da simplicidade. Muito melhor pecar pela discrição que pela luxúria, pelo egoísmo, pelo exagero... estão totalmente sem noção do ridículo. Alguns são insuportáveis, outros, um pouco toleráveis.
Na bebida: são os que não sabem a hora de parar de beber e falar demais. Acabam se envolvendo em conversas onde não são chamados.
Na moita (eles juram): são aqueles como arroz de festas. Estão presentes em todas. São os identificados como penetras: comem, bebem, criticam, riem o tempo todo, mas não têm a noção de que não são bem-vindos.
No cabotinismo: são os que só conseguem conjugar todos os verbos somente na 1ª pessoa do singular. Se fosse, ainda, na 1ª pessoa do plural, poderiam se passar por modestos.
Nas costas (papagaios de pirata): são os que juram que estão arrasando. Grudam nas personalidades, se atiram para os fotógrafos e se acham V.I.P. Deu uma “brecha”, olhem eles lá...
O exímio trovador __ Izzo Goldman__ vencedor de concursos nacionais/internacionais, nos revela, em uma de suas produções, que inclui, não só humor, como filosofia:
“A grandeza imaginária,
que todo vaidoso tem
é uma estrela solitária
brilhando sobre ninguém.”