sábado, 13 de junho de 2009

Dia de Santo Antônio

“Fala em línguas quem está repleto do Espírito Santo. As diversas línguas são o testemunho que devemos dar em favor de Cristo, a saber, humildade, pobreza, paciência e obediência. Quando os outros virem em nós estas virtudes, estaremos nós falando a eles. Nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala. Eu vos conjuro, pois, deixai vossa boca emudecer-se e vossas ações falar! Nossa vida está tão cheia de belas palavras e tão vazia de boas obras”. (Santo Antônio de Pádua. Sermões sobre São Mateus 23,1-12 comentado pelo Santo Doutor).

Hoje, 13 de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Fernando de Bulhões, nome de batismo do Frei Antônio de Pádua ou Antônio de Coimbra, religioso, nascido em Lisboa, no anado de 1195 e falecido em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, aos 36 anos. Descendente de nobre família de navegadores, filho de Godofredo de Bulhões, chefe da primeira cruzada do século XI. Canonizado um ano após sua morte, como Santo Antônio, ganhando popularidade entre os católicos do mundo inteiro.
Ninguém sabe ao certo porque Santo Antônio foi adotado como o padroeiro de Juiz de Fora. Creio que a escolha se deu pelo fato de a cidade ser batizada, inicialmente, por Villa de Santo Antônio do Parahybuna.

Oração de Santo Antônio
Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.Santo Antonio, rogai por nós.(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário