terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia Mundial da Alfabetização


Alfabetizar é o processo de se ensinar o ato da escrita e da leitura. Comemora-se, hoje, oito de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. Mas, no Brasil, esta celebração ocorre desde 1930, exatamente, no dia 14 de novembro, quando foi fundado o Ministério da Educação e Cultura, graças aos esforços da administração Getúlio Vargas, em seus primeiros meses de governo. A criação do Ministério visava à promoção do Ensino Primário e o combate ao analfabetismo. Quinze anos mais tarde, foi criada a UNESCO__ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com o mesmo objetivo. Os métodos criados para o ensino mais usados para a alfabetização levaram o nome de seus precursores, Jean Piaget, Paulo Freire que são exemplo entre muitos outros. O índice de alfabetizados de uma nação, indica o grau de seu desenvolvimento. Quanto maior o número de cidadãos que não lêem ou escrevem, menos desenvolvimento, maior é a aceitação das imposições dos governantes, dos meios de comunicação, pois há um total despreparo para a compreensão dos problemas sociais, econômicos e capacidade de lutar pelos direitos como cidadãos. Segundo o último censo do IBGE__ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sobre Educação, o analfabetismo atinge cerca de 14% do país, entre crianças com dez anos de idade, sendo que o total ultrapassa a 16 milhões de pessoas. Além, desses índices, existem as pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas, consideradas analfabetas funcionais: lêem, mas não interpretam, isso numa margem de trinta milhões de brasileiros.

Um comentário:

  1. Ricardo, que bom que vc. lembrou-se do dia da Alfabetização! muito bom relato sobre a criação do MEC/Unesco. aproveito para acrescentar comentçários sobre o Projeto do Governo Federal "Brasil Alfabetizado".
    O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Fed.
    NEUZA

    ResponderExcluir