domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vernissage

Na última quinta-feira tive a satisfação de ser o  organizador do concorrido vernissage da exposição “Colheitas”, do revolucionário artista plástico Vagner Aniceto, na Galeria Heitor de Alencar, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Enquanto conversava com alguns convidados, observava que o movimento da Galeria, aumentava... aumentava... Quase uma centena de pessoas passou pelo espaço, para visitar as 24 obras, em acrílico sobre tela, sob minha curadoria. Muitos artistas plásticos lá se encontravam: Irene Barros, Nequitz Miguel, Ronaldo Curi, Gerson Guedes, Gilda Silveira, Wanderley de Oliveira. Manifesto, aqui, os agradecimentos pelo apreço recebido para a realização do meu trabalho, não só como produtor de eventos culturais, como colunista sócio-cultural, pela divulgação na área de comunicação em nossa cidade, na capital mineira e, em vários municípios brasileiros. 

Reflexão

"Só há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana, mas não estou muito seguro da primeira.Da segunda, pode-se observar como nos destruimos, só para demonstrar quem pode mais."
Albert Einstein

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Colheitas

Como dizia o saudoso escritor e artista plástico juiz-forano, Wilson Beraldo: "Uma obra de arte, uma pintura, por exemplo, quando realmente válida, dispensa suporte literário, porque dispõe de um idioma universal para comunicar-se". Realmente, isto ocorre, pois, telas singulares, imagens com suaves nuanças e contrastes vivos interagem numa terra pulsante ao homem do campo, num tributo à Mãe Natureza, ensejando a fixação de flagrantes, que refletem a beleza tropical, oferecida pelas ‘colheitas’ no Brasil. É o que encontramos nos trabalhos deste renomado artista plástico: Vagner Aniceto. A série “Colheitas”, que ora é apresentada, nesta Galeria, resulta de uma pesquisa apurada, que levou o artista a algumas fazendas do interior que lhe serviram de inspiração, onde pôde observar vários tipos e ocasiões de maturação. Surge, daí, a elaboração de sua arte, refletindo uma criativa luminosidade, que emerge de sua paleta de cores, produzindo um encantamento, votado à beleza natural. E o enfoque do artista se detém na paisagem que mescla o homem e o fruto__ dádiva do Criador. Em suma, a natureza é a sua grande musa, nesta exposição. Vagner possui um currículo repleto de realizações, em diversas exposições, Salões de Belas Artes, nas mais famosas Galerias de todo o País, além de possuir trabalhos, em acervos públicos e coleções particulares.
Ricardo Cavalcanti
curador
produtor cultural – colunista sócio-cultural

Mãe Terra




Há cerca de 30 anos, Vagner Aniceto avistou uma colheita de cana-de-açúcar durante uma viagem pelo interior paulista. Foi quando movimentos e cores dos trabalhadores do campo ganharam o primeiro plano de seu interesse. Imediatamente, a cena foi para a tela, em uma fase ainda impressionista. A partir daí, o artista iniciou uma excursão por fazendas brasileiras, à procura de momentos em que o homem estabelece profundo contato com a terra, geradora de alimentos. A exposição “Colheitas” conta com 24 obras que utilizam a técnica acrílica sobre tela e apresentam 12 diferentes tipos de maturação.
De acordo com o curador da mostra, Ricardo Cavalcanti, “o enfoque do artista se detém na paisagem que mescla o homem e o fruto - dádiva do Criador”. Sendo assim, a natureza passa a ser a grande musa de Vagner, que, em seu trabalho de linha contemporânea, une figurativo e moderno. Os flagrantes registrados revelam a beleza tropical e, segundo o crítico de arte e superintendente do Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Emanuel Von Lauenstein, “seguem uma estética clara e honesta”.
Vagner já promoveu 30 exposições individuais e 45 coletivas e participou de diversos salões no Brasil e no exterior. “Esta é a primeira vez que mostro minha arte em Juiz de Fora”, conta o carioca, que possui obras em diversos acervos oficiais e particulares, nacionais e estrangeiros.
Raphaela Ramos
Repórtet
Tribuna de Minas
24 de fevereiro de 2010.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Oscar 2010

O arquiteto David Rockwell promete que a noite de 7 de março será memorável, para os atores, diretores e todas as pessoas que participam diretamente ou, indiretamente da 82ª edição do Oscar 2010. O encontro das celebridades, que acontece no Kodak Theater, um auditório elegante, nos moldes  das casas européias  para grandes apresentações de óperas, também, para ostentar encontros e cerimoniais de radiodifusão. Pelo segundo ano consecutivo, David Rockwell realiza a produção do evento mais glamouroso do mundo e, em 2010 terá um cenário deslumbrante, a partir de uma cortina, com  18 x 30 m, feita com gotas de cristais Swaroviski, proporcionando aos convidados a sensação de estar saindo para um filme de ficção. Na festa desfilam celebridades com vestidos lindos, enriquecidos, com pedras preciosas e alguns com muitos detalhes em ouro.Na 81ª  edição  do Oscar a revista Marie Claire inglesa, publicou, através de fotos, as atrizes que desfilaram com os dez vestidos mais bonitos, das melhores griffes. Foram elas: Sarah Jessica Parker (haute couture Christian Dior). Penelope Cruz (Pierre Balmain); Marisa Tomei (Versace); Kate Bosworth (Valentino); Jennifer Aniston (Valentino); Kate Beckinsale (Armani); Anne Harthaway (Armani Privé Spring 2009); Freida Pinto (John Galiano); Helena Christensen e Natalie Portman, ambas com a griffe Rodarte. Já, os americanos, elegeram a atriz, Anne Hathaway a mais chic da noite. Será por conta de seu charme e sua atuação em “O Diabo Veste Prada? Outros, elogiaram a performance de atriz indiana,  Freida Pinto, que ficou conhecida por seu desempenho e beleza, interpretando Latika, no filme “Slumdog Milionaire”, traduzido para o português como “Quem Quer Ser Um Milionário”, que arrebatou o Oscar de “Melhor Filme”, em 2009. Só nos resta esperar a noite do Oscar 2010.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hipotireoidismo

A glândula tireóide
·         A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como Pomo-de-Adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: T3 e T4. Esses hormônios  controlam o funcionamento de diversos órgãos e, por isso,  interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal.
Hipotireoidismo
·         Eventualmente, a tireóide pode sofrer problemas que a fazem produzir hormônios em excesso (hipotireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipertireoidismo). Esses problemas são facilmente reconhecidos, porque o hiprtireoidismo acelera todas as funções do corpo, enquanto o hipertireoidismo, ao contrário, deixa tudo mais lento. Dados mundiais indicam que o hipotireoidismo atinge 11% da população, sendo 802% mulheres, a partir de 35 anos. No entanto, muitos casos ficam sem diagnóstico, porque os sintomas nem sempre são reconhecidos.Sem o tratamento adequado, as doenças da tireóide afetam o coração, os ossos, alteram as gorduras no sangue e causam muitos danos.

Hipotireoidismo: quais os sintomas?
·         Cansaço, apatia e desânimo
·         Hipersensibilidade ao frio
·         Falha da memória
·         Sono excessivo
·         Pele seca e queda de cabelos
·         Ganho de peso e retenção de líquidos
·         Aumento de colesterol
·         Tornozelos inchados e dores musculares
·         Unhas quebradiças
·         Períodos menstruais irregulares
·         Diminuição do desejo sexual

Quem tem mais chances de sofrer de hipotireoidismo?
A doença afeta pessoas de ambos os sexos e de qualquer faixa etária. Entretanto, certos grupos são mais vulneráveis:
·         Mulheres, especialmente, acima dos 40 anos, em período pós-parto.
·         Pacientes em radioterapia de cabeça e pescoço.
·         Pessoas que já tiveram problemas de tireóide.
·         Usuários de lítio ou amiodarona.
·         Homens acima de 65 anos.
·         Pessoas com histórico familiar de diabetes.
·         Portadores de tireoidite de Hashimoto ou Lupus.

Quais as complicações que o hipotireoidismo pode fazer?
Quando o hipotireoidismo não é diagnosticado a tempo, quando não é tratado adequadamente, pode levar a sérias complicações. Outros órgãos são afetados, levando ao sequinte quadros:
·         Insuficiência cardíaca
·         Disilipidemia
·         Coronariopatia
·         Hipertenção arterial
·         Glaucoma
·         Anemias
·         Disfunções respiratórias
·         Retardo mental
·         Surdez e deficiência no crecimento
·         Em recém-nascidos, com hipotireoidismo: desordens gastrointestinais, neurológicas, endocrinais, metabólicas e renais.

Como é feito o diagnóstico?
As disfunções tireoidianas podem ser diagnosticadas com um simples exame de sangue para dosar o TSH (hormônio estimulante da tireóide). Quando o médico achar necessário, ele pode pedir, também, a dosagem da quantidade de hormônio tireoidiano no sangue ( T3 ou T4). Alguns recém-nascidos apresentam as disfunções ou ausência  da glândula : o diagnostico é feito pelo exame de rotina conhecido como o “Teste do Pezinho”. Essas crianças devem começar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

O tratamento é difícil?
Ao contrário: para tratar o hipotireoidismo, bata tomar um medicamento contendo o hormônio que a glândula tireóide não produz adequadamente. No Brasil existem comprimidos com as doses necessárias para o portador da doença.
Fonte: sanofi aventis

domingo, 14 de fevereiro de 2010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Banda Daki

A Banda Daki, comandada pelo general José Carlos Passos, o Zé Kodak considerada Patrimônio imaterial e cultural da cidade abriu, oficialmente, o Carnaval de Juiz de Fora. O “bloco” arrastou uma multidão de alguns mil participantes, desde sua concentração, até a dispersão na Avenida Rio Branco, no fim da tarde de hoje, em frente à Catedral Metropolitana. Criatividade e irreverência não faltaram, com muitos homens caricatas, vestidos de mulher, drag queens, travestis, fantasias com crítica político-social, gente bonita, sarados, bombados e personalidades foram vistos durante sua apresentação. A Banda passa trazendo alegria, com repertório que inclui as antigas marchinhas de carnaval. Na concentração, pouco antes da banda ganhar a avenida, o rei momo de Juiz de Fora, Marcelo Portela Carvalho, ao lado da exuberante Rainha do Carnaval, Leila Petrato de Meneses recebeu, simbolicamente, a chave da cidade e foi aberta a folia. Um bom Carnaval a todos os leitores.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Domésticas de Luxo

A chuva intensa que caiu na quarta-feira, não tirou o clima de confete e serpentina, das pretinhas. As Domésticas de Luxo, um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade levou aproximadamente 200 componentes caricatos às ruas de Juiz de Fora. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa. O Grupo Recreativo, fundado em 1958, o Domésticas de Luxo neste ano, faz sua apresentação com o tema: “As pretinhas de chapinha chapam todas e não perdem a linha”. A concentração foi Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal. Ao som da bateria do bloco, as “negrinhas” desfilaram pelo calçadão da Rua Halfeld, Avenida Getúlio Vargas até a Praça Antônio Carlos. O bloco, arrastou uma grande multidão e contou com a participação do Rei Momo, Marcelo Portela Carvalho e da Rainha do Carnaval, Leila Petrato de Meneses. Para acompanhar o cortejo o Domésticas de Luxo contou com os blocos Tradição do Kitty e Turma do Betinho para engrossar o cordel. Os três grupos de foliões circularam pelo mesmo trajeto e levaram muita alegria pelas ruas de Juiz de Fora.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ministro Das Comunicações em Juiz de Fora

O Ministro de Estado das Comunicações, Senador Hélio Costa, inaugurou ontem, as obras de restauro do prédio dos Correios, a ampliação do Espaço Cultural e a exposição fotográfica, “Correios 40 Anos__ Sua Vida, Nossa História”, da artista Aline Bastos. O Diretor dos Correios, em Juiz de Fora/Zona da Mata, Sérgio Sacramento recebeu, também, na tarde, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Custódio e o Diretor dos Correios de Minas Gerais, Fernando Miranda. Em seu discurso, o Senador Hélio Costa ressaltou que o Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, poderá receber o Centro Nacional de distribuição de Volumes e Encomendas para desafogar o Aeroporto de Guarulhos que, atualmente, atende o serviço. O Ministro ressaltou, ainda, que o Governo pretende enviar ao Congresso, uma medida provisória pedindo a modernização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos . Também, com a palavra, o Presidente da Câmara, Bruno de Freitas Siqueira, pediu ao Ministro que fosse feita a “mudança da Agência da Rua Espírito Santo, para um local apropriado”. Logo em seguida, foi aberta a exposição “Correios 40 Anos__ Sua Vida, Nossa História”.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cidadania Benemérita

O vereador João do Joaninho entregado o título a João de Mattos Neto.
foto: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal

Estive no Plenário Francisco Afonso Pinheiro, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, para a sessão solene de outorga do Título de Cidadania Benemérita, ao empresário João de Mattos Neto, por propositura do vereador João Evangelista de Almeida, o João do Joaninho. O boa praça João de Mattos Netto se fixou, na cidade e na Zona da Mata, através do comando do Fátima Buffet e outras empresas da área de alimentação e entretenimento. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades do Judiciário e dos segmentos militares, políticos, empresarial, cultural, além de convidados especiais.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Noite Borbulhante II"

O Anfitrião, Cesar Romero ladeado por Lúcia Abdala e Marlene Bello.

Eliana Lhama com o Casal Real da Folia

Ricardo Cavalcanti e Myrliane Leão.

Nesta décima edição do pré-carnaval “Noite Borbulhante”, um dos eventos mais badalados do Carnaval juizforano, o que não faltou na noite do último sábado, onde imperou alegria e muito samba. O colunista César Romero, em parceria, com Ricardo Zacaron e Eumar Werneck, da Fibra Academia,arrastou um imenso bloco de nomes que são notícia, para o salão de festas do Clube Bom Pastor. No ‘hall’ de entrada, lindas e elegantes modelos davam as boas vindas aos convidados. O evento que é tradição na cidade, abre as comemorações do Reinado de Momo, reunindo cerca de 800 pessoas, que dançaram ao som da Banda Realce, Sandra Portela e a bateria ‘nota 10’, da Escola de Samba Unidos do Ladeira, além da ginga de belas passistas e ritmistas. O casal Real da Folia, Leila Petrato de Meneses e Marcelo Portela Carvalho e as princesas Isabela de Souza Lima e Marcela Almeida dos Santos levaram sua animação à festa, que se estendeu até altas horas.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vidas Amargas

"Vidas Amargas"__ que o cineasta Elia Kazan transpôs para as telas, nos meados do século passado, revelou uma curta carreira, que transformou em figura mítica, o jovem rebelde James Dean. Se vivo, o ator completaria, no dia 8 de fevereiro de 2010, setenta e nove anos. Embora todos concordem que a melhor interpretação do ator tivesse sido em "Juventude Transviada", ele concorreu postumamente ao Oscar com os filmes "Assim Caminha a Humanidade" e "Vidas Amargas". Acabou perdendo a estatueta para Ernest Bornigne, por sua interpretação em "Marty", num papel tão comovente quanto ao do jovem estreante. No teatro, interpretou homossexuais, nas peças "The Imoralist", de Andre Gide e "See the Jaguar". Revelou-se homossexual para não ir à Guerra da Coréia e, posteriormente, manteve relacionamentos conturbados com as atrizes Ursula Andrews e Pier Angell. O cineasta Ernest Hemingway definiu assim James Byron Dean: "... este rapaz desce da tela e se mistura entre os espectadores, tal a convicção com que interpreta". Virou mito após protagonizar três filmes e morrer numa estrada que une Salinas a Paso Robles, pequenas cidades da Califórnia, a bordo de um modelo Porshe Spyderprateado, a 160km/h, no dia 30 de setembro de 1955, aos 24 anos. E o mito continua através dos tempos...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Arte do Entusiasmo

Estudante - ost - Van Gogh

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido pelo acrônimo de MASP, a mais importante instituição cultural brasileira, inaugura, hoje, na Galeria George Wildestein, segundo piso, a mostra “Romantismo__ A Arte do Entusiasmo”, apresentando 79 obras de 63 gênios da pintura, do final do século XV, até os dias de hoje, escolhidas pelo curador Teixeira Coelho, divididas em nove seções, retratando os ideais do romantismo, um movimento identificado entre meados dos séculos XVIII e XIX, através de obras produzidas nos últimos 500 anos. As exposições apresentadas pelo MASP têm programa educativo, elaborado especialmente para atender os visitantes e excursões culturais guiadas para professores e alunos de escolas das redes pública e privada.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BBB

Não assisto mais a este jogo hipócrita que é o BBB. Centenas de pessoas se inscrevem para o evento. Na hora da apresentação dos escalados, só aparece gente bonita, “malhada”, “popozuda” e muitos, apelando para o lado da sensualidade, da “pegação”. Sempre é escolhido um negro, um homossexual. Não tenho mais noção de quantas vezes me revoltei, em edições anteriores, com a manipulação desenfreada dos confinados, das multifaces apresentadas, gerando muita falsidade, na casa mais vigiada do Brasil. A cada edição, são surpresas e mais surpresas, na maioria das vezes, oratórias vazias do apresentador, Pedro Bial, um jornalista de grande monta, que poderia ser ocupado, apresentando programas de cunho cultural. A futilidade estampa os meios de comunicação, através desses programas que nos fazem tomar conta da vida alheia, onde os maiores espectadores são as classes menos favorecidas culturalmente, onde muitos, não sabem diferenciar a vida pública da vida privada de cada um.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Novas cédulas

divulgação

O Conselho Monetário Nacional__ CMN__aprovou nesta quarta-feira, o lançamento do segundo design das cédulas do Real, que segundo Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central, é impressa num papel-moeda “mais sólido, resistente à falsificação” e que a mudança na família de moedas veio “dentro de um critério de continuidade, de estabilização e não de uma mudança no padrão da moeda”. As novas cédulas trarão as mesmas cores, os mesmos animais representativos impressos, das notas em circulação, mas terão tamanhos diferenciados, que a exemplo do Euro, facilitará o reconhecimento por deficientes visuais. As novas notas estarão em circulação, a partir de janeiro de 2012, porém as cédulas de R$ 50 e R$ 100, começarão a ser substituídas, ainda, este ano. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, acrescenta que, “ a moeda sPublicar postagemó é forte, quando reflete a solidez da economia”.

Descaso

Numa reflexão, assim nos diz, o poeta, escritor, médico, político e artista plástico, Jorge de Lima: "A obra de arte atinge o seu mais alto plano quando se aproxima dos grandes conflitos: o do homem com seu anjo, daquele com as injustiças, do livre arbítrio com a consciência, do indivíduo com a comunhão”. Mais uma vez a Administração Municipal dá provas de que cultura não é seu ponto forte. Uma das instituições mais antigas do gênero, no país, a Associação de Belas Artes Antônio Parreiras, que funciona há quase oito décadas, está na mira da Prefeitura, que pretende transferi-la da Praça da Estação, para um local, ainda, a ser estudado. Recebi a notícia com pesar.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

2 de fevereiro - Dia de Iemanjá

foto da obra de Vanessa Lima.

Iemanjá, Janaína, Mãe das Águas e Odoiá, Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos que fazem do mar seu local de trabalho. Em todo o Brasil, nesta terça-feira, milhões de fiéis e simpatizantes se reunem em procissão, onde oferendas são lançadas ao mar. Segundo a lenda, Iemanjá era filha de Olukum e casou-se com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos. Cansada de viver na Nigéria, na cidade de Ifé, ela fugiu para a cidade de Abeokutá. Um dia, depois de passar por uma grande humilhação, furiosa, ela entrou mar adentro e nunca mais voltou. Por isso, seus filhos fazerem oferendas para agradá-la e abrandar sua fúria. Quando o mar está revolto, dizem que Odoiá está zangada. Ela é a Rainha do Mar e Mãe de quase todos os Orixás. É uma Deusa abrasileirada, sendo resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos. Um mito de poder aglutinador, reforçado pelo culto de que é objeto no Candomblé, principalmente, na Bahia..

Registro

Este blogueiro se associa às manifestações de pesar, pelo falecimento do ex-vereador, Natanael Elói do Amaral, aos 57 anos. O ex-parlamentar pelo PT, provavelmente deve ter vindo a óbito por causas naturais, pois seu corpo foi encontrado no quintal de sua residência, no Bairro de Santa Luzia, sem sinais de quaisquer violências, na Câmara Municipal representou movimentos sociais, em defesa da ecologia, racismo e das desigualdades. Em 2002 recebeu da Câmara Municipal, a Medalha Nélson Silva, pelas suas atuações em favor da raça negra.