domingo, 28 de fevereiro de 2010
Vernissage
Reflexão
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Colheitas
curador
produtor cultural – colunista sócio-cultural
Mãe Terra
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Oscar 2010
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Hipotireoidismo
domingo, 14 de fevereiro de 2010
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Banda Daki
A Banda Daki, comandada pelo general José Carlos Passos, o Zé Kodak considerada Patrimônio imaterial e cultural da cidade abriu, oficialmente, o Carnaval de Juiz de Fora. O “bloco” arrastou uma multidão de alguns mil participantes, desde sua concentração, até a dispersão na Avenida Rio Branco, no fim da tarde de hoje, em frente à Catedral Metropolitana. Criatividade e irreverência não faltaram, com muitos homens caricatas, vestidos de mulher, drag queens, travestis, fantasias com crítica político-social, gente bonita, sarados, bombados e personalidades foram vistos durante sua apresentação. A Banda passa trazendo alegria, com repertório que inclui as antigas marchinhas de carnaval. Na concentração, pouco antes da banda ganhar a avenida, o rei momo de Juiz de Fora, Marcelo Portela Carvalho, ao lado da exuberante Rainha do Carnaval, Leila Petrato de Meneses recebeu, simbolicamente, a chave da cidade e foi aberta a folia. Um bom Carnaval a todos os leitores.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Domésticas de Luxo
A chuva intensa que caiu na quarta-feira, não tirou o clima de confete e serpentina, das pretinhas. As Domésticas de Luxo, um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade levou aproximadamente 200 componentes caricatos às ruas de Juiz de Fora. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa. O Grupo Recreativo, fundado em 1958, o Domésticas de Luxo neste ano, faz sua apresentação com o tema: “As pretinhas de chapinha chapam todas e não perdem a linha”. A concentração foi Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal. Ao som da bateria do bloco, as “negrinhas” desfilaram pelo calçadão da Rua Halfeld, Avenida Getúlio Vargas até a Praça Antônio Carlos. O bloco, arrastou uma grande multidão e contou com a participação do Rei Momo, Marcelo Portela Carvalho e da Rainha do Carnaval, Leila Petrato de Meneses. Para acompanhar o cortejo o Domésticas de Luxo contou com os blocos Tradição do Kitty e Turma do Betinho para engrossar o cordel. Os três grupos de foliões circularam pelo mesmo trajeto e levaram muita alegria pelas ruas de Juiz de Fora.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Ministro Das Comunicações em Juiz de Fora
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Cidadania Benemérita
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
"Noite Borbulhante II"
Nesta décima edição do pré-carnaval “Noite Borbulhante”, um dos eventos mais badalados do Carnaval juizforano, o que não faltou na noite do último sábado, onde imperou alegria e muito samba. O colunista César Romero, em parceria, com Ricardo Zacaron e Eumar Werneck, da Fibra Academia,arrastou um imenso bloco de nomes que são notícia, para o salão de festas do Clube Bom Pastor. No ‘hall’ de entrada, lindas e elegantes modelos davam as boas vindas aos convidados. O evento que é tradição na cidade, abre as comemorações do Reinado de Momo, reunindo cerca de 800 pessoas, que dançaram ao som da Banda Realce, Sandra Portela e a bateria ‘nota 10’, da Escola de Samba Unidos do Ladeira, além da ginga de belas passistas e ritmistas. O casal Real da Folia, Leila Petrato de Meneses e Marcelo Portela Carvalho e as princesas Isabela de Souza Lima e Marcela Almeida dos Santos levaram sua animação à festa, que se estendeu até altas horas.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Vidas Amargas
"Vidas Amargas"__ que o cineasta Elia Kazan transpôs para as telas, nos meados do século passado, revelou uma curta carreira, que transformou em figura mítica, o jovem rebelde James Dean. Se vivo, o ator completaria, no dia 8 de fevereiro de 2010, setenta e nove anos. Embora todos concordem que a melhor interpretação do ator tivesse sido em "Juventude Transviada", ele concorreu postumamente ao Oscar com os filmes "Assim Caminha a Humanidade" e "Vidas Amargas". Acabou perdendo a estatueta para Ernest Bornigne, por sua interpretação em "Marty", num papel tão comovente quanto ao do jovem estreante. No teatro, interpretou homossexuais, nas peças "The Imoralist", de Andre Gide e "See the Jaguar". Revelou-se homossexual para não ir à Guerra da Coréia e, posteriormente, manteve relacionamentos conturbados com as atrizes Ursula Andrews e Pier Angell. O cineasta Ernest Hemingway definiu assim James Byron Dean: "... este rapaz desce da tela e se mistura entre os espectadores, tal a convicção com que interpreta". Virou mito após protagonizar três filmes e morrer numa estrada que une Salinas a Paso Robles, pequenas cidades da Califórnia, a bordo de um modelo Porshe Spyderprateado, a 160km/h, no dia 30 de setembro de 1955, aos 24 anos. E o mito continua através dos tempos...
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
A Arte do Entusiasmo
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido pelo acrônimo de MASP, a mais importante instituição cultural brasileira, inaugura, hoje, na Galeria George Wildestein, segundo piso, a mostra “Romantismo__ A Arte do Entusiasmo”, apresentando 79 obras de 63 gênios da pintura, do final do século XV, até os dias de hoje, escolhidas pelo curador Teixeira Coelho, divididas em nove seções, retratando os ideais do romantismo, um movimento identificado entre meados dos séculos XVIII e XIX, através de obras produzidas nos últimos 500 anos. As exposições apresentadas pelo MASP têm programa educativo, elaborado especialmente para atender os visitantes e excursões culturais guiadas para professores e alunos de escolas das redes pública e privada.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
BBB
Não assisto mais a este jogo hipócrita que é o BBB. Centenas de pessoas se inscrevem para o evento. Na hora da apresentação dos escalados, só aparece gente bonita, “malhada”, “popozuda” e muitos, apelando para o lado da sensualidade, da “pegação”. Sempre é escolhido um negro, um homossexual. Não tenho mais noção de quantas vezes me revoltei, em edições anteriores, com a manipulação desenfreada dos confinados, das multifaces apresentadas, gerando muita falsidade, na casa mais vigiada do Brasil. A cada edição, são surpresas e mais surpresas, na maioria das vezes, oratórias vazias do apresentador, Pedro Bial, um jornalista de grande monta, que poderia ser ocupado, apresentando programas de cunho cultural. A futilidade estampa os meios de comunicação, através desses programas que nos fazem tomar conta da vida alheia, onde os maiores espectadores são as classes menos favorecidas culturalmente, onde muitos, não sabem diferenciar a vida pública da vida privada de cada um.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Novas cédulas
O Conselho Monetário Nacional__ CMN__aprovou nesta quarta-feira, o lançamento do segundo design das cédulas do Real, que segundo Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central, é impressa num papel-moeda “mais sólido, resistente à falsificação” e que a mudança na família de moedas veio “dentro de um critério de continuidade, de estabilização e não de uma mudança no padrão da moeda”. As novas cédulas trarão as mesmas cores, os mesmos animais representativos impressos, das notas em circulação, mas terão tamanhos diferenciados, que a exemplo do Euro, facilitará o reconhecimento por deficientes visuais. As novas notas estarão em circulação, a partir de janeiro de 2012, porém as cédulas de R$ 50 e R$ 100, começarão a ser substituídas, ainda, este ano. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, acrescenta que, “ a moeda sPublicar postagemó é forte, quando reflete a solidez da economia”.
Descaso
Numa reflexão, assim nos diz, o poeta, escritor, médico, político e artista plástico, Jorge de Lima: "A obra de arte atinge o seu mais alto plano quando se aproxima dos grandes conflitos: o do homem com seu anjo, daquele com as injustiças, do livre arbítrio com a consciência, do indivíduo com a comunhão”. Mais uma vez a Administração Municipal dá provas de que cultura não é seu ponto forte. Uma das instituições mais antigas do gênero, no país, a Associação de Belas Artes Antônio Parreiras, que funciona há quase oito décadas, está na mira da Prefeitura, que pretende transferi-la da Praça da Estação, para um local, ainda, a ser estudado. Recebi a notícia com pesar.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
2 de fevereiro - Dia de Iemanjá
Iemanjá, Janaína, Mãe das Águas e Odoiá, Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos que fazem do mar seu local de trabalho. Em todo o Brasil, nesta terça-feira, milhões de fiéis e simpatizantes se reunem em procissão, onde oferendas são lançadas ao mar. Segundo a lenda, Iemanjá era filha de Olukum e casou-se com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos. Cansada de viver na Nigéria, na cidade de Ifé, ela fugiu para a cidade de Abeokutá. Um dia, depois de passar por uma grande humilhação, furiosa, ela entrou mar adentro e nunca mais voltou. Por isso, seus filhos fazerem oferendas para agradá-la e abrandar sua fúria. Quando o mar está revolto, dizem que Odoiá está zangada. Ela é a Rainha do Mar e Mãe de quase todos os Orixás. É uma Deusa abrasileirada, sendo resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos. Um mito de poder aglutinador, reforçado pelo culto de que é objeto no Candomblé, principalmente, na Bahia..
Registro
Este blogueiro se associa às manifestações de pesar, pelo falecimento do ex-vereador, Natanael Elói do Amaral, aos 57 anos. O ex-parlamentar pelo PT, provavelmente deve ter vindo a óbito por causas naturais, pois seu corpo foi encontrado no quintal de sua residência, no Bairro de Santa Luzia, sem sinais de quaisquer violências, na Câmara Municipal representou movimentos sociais, em defesa da ecologia, racismo e das desigualdades. Em 2002 recebeu da Câmara Municipal, a Medalha Nélson Silva, pelas suas atuações em favor da raça negra.