quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mãe Terra




Há cerca de 30 anos, Vagner Aniceto avistou uma colheita de cana-de-açúcar durante uma viagem pelo interior paulista. Foi quando movimentos e cores dos trabalhadores do campo ganharam o primeiro plano de seu interesse. Imediatamente, a cena foi para a tela, em uma fase ainda impressionista. A partir daí, o artista iniciou uma excursão por fazendas brasileiras, à procura de momentos em que o homem estabelece profundo contato com a terra, geradora de alimentos. A exposição “Colheitas” conta com 24 obras que utilizam a técnica acrílica sobre tela e apresentam 12 diferentes tipos de maturação.
De acordo com o curador da mostra, Ricardo Cavalcanti, “o enfoque do artista se detém na paisagem que mescla o homem e o fruto - dádiva do Criador”. Sendo assim, a natureza passa a ser a grande musa de Vagner, que, em seu trabalho de linha contemporânea, une figurativo e moderno. Os flagrantes registrados revelam a beleza tropical e, segundo o crítico de arte e superintendente do Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Emanuel Von Lauenstein, “seguem uma estética clara e honesta”.
Vagner já promoveu 30 exposições individuais e 45 coletivas e participou de diversos salões no Brasil e no exterior. “Esta é a primeira vez que mostro minha arte em Juiz de Fora”, conta o carioca, que possui obras em diversos acervos oficiais e particulares, nacionais e estrangeiros.
Raphaela Ramos
Repórtet
Tribuna de Minas
24 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário