segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Homem do Milênio

O mineiro Alberto Santos Dumont é considerado o maior inventor do milênio. Nascido em 20 de julho de 1873, em Cabangu, filho de um próspero fazendeiro de café, Henrique Dumont, remanescente de família abastada, de origem francesa, o patriarca joalheiro François Dumont. Ainda adolescente, parte para a França para estudar Física, com o objetivo principal de aprender Eletricidade e Mecânica, com o total apoio pai que era engenheiro construtor de ferrovias. Santos Dumont, então, se envereda pelas pesquisas aeronáuticas. Aos 25 anos de idade, ele consegue deixar Paris perplexa, ao sobrevoá-la, a bordo de um balão esférico, de vôo livre, que nomeou de Brasil. Não satisfeito, o brasileiro começa a construir um outro balão, desta vez, equipado com um pequeno motor a explosão. Em 1898, mesmo ano do Balão Brasil, Santos Dumont percorre o céu de Paris com o seu dirigível número um. Ao primeiro dirigível sucedem-se outros, mais aprimorados. A primeira grande façanha de Santos-Dumont acontece em 1901, quando contorna a Torre Eiffel e volta ao ponto de partida, em menos de 30 minutos. Tem início sua popularidade entre os franceses, com multidões acompanhando suas experiências, como seus inventos. Em 1903, Santos-Dumont põe sua frota de balões à disposição do Ministro da Guerra da França, para operações militares. No ano seguinte, mais um feito inédito. Alça vôo, com um aparelho mais pesado que o ar, sem auxílio de um balão: o 14 Bis, seu primeiro avião. Mais uma vez, uma multidão comparece ao Campo de Bagatelle. Eis a consagração. Santos Dumont é também autor de outros inventos menos conhecidos, como o Deslizador Aquático. Também é de sua autoria o relógio de pulso - uma forma por ele encontrada para melhor controlar o tempo de vôo. Em 23 de julho de 1932, aos 59 anos, Santos Dumont suicida-se num quarto de hotel, na praia do Guarujá, litoral paulista. Sua obra contribuiu definitivamente para o desenvolvimento da aviação. Em homenagem a este grande vulto do milênio, o Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, Conde Thiago de Menezes vai promover a outorga das insígnias da Medalha do Mérito Cultural e Empreendedor da Aviação e Navegação Aeroespacial “Santos Dumont”,no Grau de Comendador, no Grau de Cavaleiro e o Diploma Especial de Mérito “Santos Dumont”, em reconhecimento a relevantes serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas. Estarão presentes ao evento, a ser realizado no Salão Minas Gerais, do Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte, no dia 27 de maio do corrente, executivos da área da Tecnologia da Informação, militares e personalidades do mundo cultural das Minas Gerais.

2 comentários:

  1. Realmente, a injustiça que o mundo proporcionou ao Santos Dumont é imperdoável. O louro foi todo para os outros!

    Prezado Ricardo: salve!

    Não sei a quem me reportar, por isso tomei a liberdade de visitar seu blog e perguntar-lhe.
    VI QUE FAZES PARTE DA DIRETORIA DO CLUBE DA SIMPATIA DE ALGARVE E ESTOU COM UMA DÚVIDA NO EDITAL DO CONCURSO. SE PUDERES ME AJUDAR AGRADECERIA.
    NA LETRA d DO REGULAMENTO ESTÁ ASSIM: d) - Os originais serão enviados sem indicação de remetente, (excepto para o Brasil que será o mesmo do endereço) até ao dia 16 de Agosto de 2010 (carimbo dos correios(...)";

    O MESMO REMETENTE DO ENDEREÇO, NO NOSSO CASO, BRASILEIROS, É O NOSSO ENDEREÇO REAL, OU A REPETIÇÃO DO ENDEREÇO DO CLUBE DA SIMPATIA NO LUGAR DE REMETENTE??
    SE PUDERES RESPONDER AQUI MESMO, EU VIREI CONSULTAR, POIS AGRADEI DO BLOG!
    GRATO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Zekk
    Cordiais saudações!
    Inicialmente, agradeço a sua visita.
    No caso de brasileiros, o endereço pode ser o seu endereço real. Caso queira, remeta para o do Clube da Simpatia, contendo junto um envelope,a parte, com a sua identificação lacrada dentro dele.
    abraço
    rrcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir