terça-feira, 11 de maio de 2010

Ricardo Cravo Albin: Artista no Retiro

       Não costumo exteriorizar emoções causadas pelo fluir de experiências pessoais. Mas há pouco denunciei aqui o abandono a que a chamada “ingratidão nacional” confinou a cantora Carmélia Alves, uma diva da era do rádio. Levado por Júlio Bueno (futuro presidente do Fluminense Futebol Clube) e pelo líder dos artistas Stepan Nercessian, Acabo de chegar do Retiro dos Artistas, onde fui levar, precisamente, a Carmélia Alves. 
       Que relutava — o que ocorre mesmo a quem não conhece o Retiro — em lá ficar e viver. Tomo o verbo viver como paradigma do que testemunhamos nessa visita emocionante, reveladora. Para início de conversa, o Retiro é uma encantadora comunidade situada na mata de Jacarepaguá. E, desde a entrada, uma atmosfera de simpatia e de felicidade nos envolveu. E de imediato nos cativou. 
       A simplicidade e o afeto perpassam pelos rostos do pessoal de apoio. E culminam nos titulares das casas e das suítes, os artistas, os velhos artistas abandonados pela família, ou pela desfamília, ou — o mais certo — pelo Estado Brasileiro. 
       E que oásis vi no Retiro. Que cuidados generosos em todos os detalhes, que vão do lazer com show no Teatro Iracema de Alencar — item essencial para os que foram do palco a vida toda — até à enfermaria, à lavanderia e ao restaurante. Que apresenta comida decente e qualificada. 
       Com os tantos desgostos que o país nos provoca por obras inúteis e perdulárias, soube que o Retiro existe — a duras penas — desde 1918. E que foi oficializado pelo Sindicato dos Artistas em 1964. 
       Hoje, muitíssimo bem administrado pelo grupo liderado pelo Stepan, quem lá vai pode de imediato comprovar: ele é mesmo modelar. Agora, estou revigorado, menos aflito. Porque há, sim, um porto seguro para minhas velhas amigas, as cantoras do rádio que precisarem de abrigo e de carinhos.

Ricardo Cravo Albin - Jornalista e escreitor
Jornal O Dia.
____________________
Carmélia Alves é uma cantora brasileira,reconhecida internacionalmente, pelo sucesso que alcançou, na década de 50. Nascida em 14 de fevereiro de 1923, no Rio de Janeiro, Consagrada por Luís Gonzaga, a Rainha do Baião.
Rececido pelo confrade Stepan Necerssian - Presidente do Retiro dos Artistas RJ - via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário