quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"A Arte de Nequitz"


Nequitz com o Tróféu Super Cap de Ouro 2008.
Nequitz Miguel traduz suas obras, na certeza de que as imagens representam toda a expressão de seu universo imaginário. Sempre oscilando entre "o divino e o profano", como ela própria diz. O resultado de sua pintura é uma arte rica, diversificada, forte e marcada por uma aura de autenticidade e sentimento. A artista começou o 2009, participando, em janeiro, da Coletiva “Conexões”, realizada pelo Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi – São Paulo e da coletiva “Itália e Brasil__ artistas premiados na 7ª Bienal de Arte Internacional de Roma”, na Galeria Spazio Surreale, nos Jardins – São Paulo e, no dia 8 de fevereiro, próximo passado, autografou o livro, ”Brasil de Todos os Povos__ Destaques e Personalidades”, com outros artistas de renome, que veio a lume, através do Instituto Biográfico do Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, em evento, no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi – São Paulo. É convidada para o mês de junho, receber o troféu “Top of Business Nacional”, pela revista de mesmo nome, em solenidade no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej. E, no vindouro 12 de novembro, apresentará a individual, “A Arte de Nequitz”, na Galeria Celina Bracher, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, também, sob minha curadoria, apresentando 25 trabalhos, que mostram a dimensão atual de sua obra, de postura reflexiva, diante da história de sua pintura__ um revival de antigos conceitos do impressionismo.
O tema que permeia sua obra é o tempo. É o elemento que sobressai na história: é a ampulheta de seu íntimo. A cronologia não passa a ser uma forma obsessiva do seu trabalho, mas é o fator de sedução, de encantamento__ cuja união dá uma continuidade visual de tempo. O desafio da artista é registrar o espectador, como se fosse um cúmplice, não somente de sua arte, mas, de sua pessoa, como artista.
E, em 2008, enviou alguns de seus trabalhos, para a 7ª Bienal Internacional de Roma, realizada em janeiro e conquistou o 5º lugar, na categoria pintura, com a tela “Rio Antigo”. O prêmio a surpreendeu, embora tivesse consciência de que realizava uma pintura com vínculos na região: o impressionismo. E, para comemorar a conquista de seu primeiro prêmio internacional, Nequitz escolheu Juiz de Fora, sua terra natal, onde apresentou a mostra individual, “Fragmentos do Passado”, na Galeria Helena, do Constantino Hotel & Eventos, sob minha curatela, reunindo 30 trabalhos em acrílico sobre tela, onde ressalta o clima de confraternização em suas obras e se mostra uma apaixonada pelo impressionismo.
Recebeu o prêmio “Super Cap de Ouro__ o Oscar Brasileiro, concedido pelo Grupo Jornal de Bairros Associados, através dos jornalistas Ronaldo e Elena Côrtes, em destacada Noite de Gala. Seu processo de criação parte da pintura abstrata e da arte gestual: “primeiro eu faço o abstrato, jogando na tela tinta e água, misturando com espátula para conseguir imagens, luzes e sombras impossíveis de se fazer com o pincel. A partir das manchas que se formam, imagino o desenho e crio a parte figurativa. Gosto de pintar pessoas conversando, passeando, bebendo, se divertindo”.

Um comentário:

  1. Lindas essas telas fui para alem quando vi suas telas e como voltar no tempo e renascer!!! Pois adoro ficar o dia todo visualizando suas telas com muitas cores:azul,amarelo,verde,"vermelho"...
    um grande beijo.

    ResponderExcluir