quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"O Tempo e a Esperança" __ por Raphaela Ramos (repórter do Tribuna de Minas)


Tropical Pop - 80x100 - técnica AST

Anjo da Paz - 80x100 - técnica AST

Amarelinho - Carioca da Gema - 80x100 - técnica AST

O tempo e a esperança
Ao lado dos cenários mineiros, estão à mostra, na
Galeria Heitor de Alencar do CCBM, imagens que esbarram na história da artista plástica Nequitz. Vinte e nove quadros de formatos variados, com técnica mista, também homenageiam o Ano da França no Brasil. “A arte de Nequitz” representa uma viagem pelas vivências e lembranças da juizforana Neuza de Carvalho Miguel. “Trago um escape à realidade, como, também, a criação de um novo modelo estético, colhido no meu íntimo de artista, em que procuro flagrar desde imagens reais até a magia, sob uma ótica lúdica e surreal.”
O tempo e a esperança no ser humano estão gravados em seus trabalhos por meio de cores e temas como convívio e alegria. Sua criação parte do abstrato: “jogo na tela tinta e água, misturando com espátula para conseguir luzes e sombras impossíveis de se fazer com o pincel.” As manchas que se formam ganham desenhos e figuras com o auxílio da imaginação da artista. “Gosto de pintar pessoas conversando, passeando, bebendo, divertindo-se.” A mostra, que tem curadoria do colunista
Ricardo Cavalcanti, transforma o espectador em um cúmplice, ao representar momentos do dia a dia, mesmo que muitos se passem nas esquinas de Paris. Mas Juiz de Fora também se faz presente, “em um passeio pictórico, que alia objetos da Belle Époque à arte pop”.
Nequitz estudou com figuras renomadas como Bernardii, Luiz Badia, Oziel Belizio e Ricardo Frazão. Expôs em várias coletivas nacionais e internacionais, inclusive na França e na Itália. Entre as exposições individuais, a de maior destaque foi “Belle Époque de Nequitz”, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, em agosto de 2008. Ao todo, recebeu 13 medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze em Salões de Arte, além de ter sua obra catalogada em diversas publicações.

Por Raphaela Ramos
Repórter do jornal Tribuna de Minas
26 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário