sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hipotireoidismo

A glândula tireóide
·         A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como Pomo-de-Adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: T3 e T4. Esses hormônios  controlam o funcionamento de diversos órgãos e, por isso,  interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal.
Hipotireoidismo
·         Eventualmente, a tireóide pode sofrer problemas que a fazem produzir hormônios em excesso (hipotireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipertireoidismo). Esses problemas são facilmente reconhecidos, porque o hiprtireoidismo acelera todas as funções do corpo, enquanto o hipertireoidismo, ao contrário, deixa tudo mais lento. Dados mundiais indicam que o hipotireoidismo atinge 11% da população, sendo 802% mulheres, a partir de 35 anos. No entanto, muitos casos ficam sem diagnóstico, porque os sintomas nem sempre são reconhecidos.Sem o tratamento adequado, as doenças da tireóide afetam o coração, os ossos, alteram as gorduras no sangue e causam muitos danos.

Hipotireoidismo: quais os sintomas?
·         Cansaço, apatia e desânimo
·         Hipersensibilidade ao frio
·         Falha da memória
·         Sono excessivo
·         Pele seca e queda de cabelos
·         Ganho de peso e retenção de líquidos
·         Aumento de colesterol
·         Tornozelos inchados e dores musculares
·         Unhas quebradiças
·         Períodos menstruais irregulares
·         Diminuição do desejo sexual

Quem tem mais chances de sofrer de hipotireoidismo?
A doença afeta pessoas de ambos os sexos e de qualquer faixa etária. Entretanto, certos grupos são mais vulneráveis:
·         Mulheres, especialmente, acima dos 40 anos, em período pós-parto.
·         Pacientes em radioterapia de cabeça e pescoço.
·         Pessoas que já tiveram problemas de tireóide.
·         Usuários de lítio ou amiodarona.
·         Homens acima de 65 anos.
·         Pessoas com histórico familiar de diabetes.
·         Portadores de tireoidite de Hashimoto ou Lupus.

Quais as complicações que o hipotireoidismo pode fazer?
Quando o hipotireoidismo não é diagnosticado a tempo, quando não é tratado adequadamente, pode levar a sérias complicações. Outros órgãos são afetados, levando ao sequinte quadros:
·         Insuficiência cardíaca
·         Disilipidemia
·         Coronariopatia
·         Hipertenção arterial
·         Glaucoma
·         Anemias
·         Disfunções respiratórias
·         Retardo mental
·         Surdez e deficiência no crecimento
·         Em recém-nascidos, com hipotireoidismo: desordens gastrointestinais, neurológicas, endocrinais, metabólicas e renais.

Como é feito o diagnóstico?
As disfunções tireoidianas podem ser diagnosticadas com um simples exame de sangue para dosar o TSH (hormônio estimulante da tireóide). Quando o médico achar necessário, ele pode pedir, também, a dosagem da quantidade de hormônio tireoidiano no sangue ( T3 ou T4). Alguns recém-nascidos apresentam as disfunções ou ausência  da glândula : o diagnostico é feito pelo exame de rotina conhecido como o “Teste do Pezinho”. Essas crianças devem começar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

O tratamento é difícil?
Ao contrário: para tratar o hipotireoidismo, bata tomar um medicamento contendo o hormônio que a glândula tireóide não produz adequadamente. No Brasil existem comprimidos com as doses necessárias para o portador da doença.
Fonte: sanofi aventis

Um comentário:

  1. eu posso aumentar a dose do hormonio pois o cançaso odesanimo esta cada vez pior , não sei o que faço.Pois eutrabalho o dia inteiro com cças do maternal particular ja pensei varias vezes em parar de trabalhar .Sou casda mãe de3filhas , sendo as caçulas gemeas 8 anos.Ja tive hipertiroidismo fiz a iodoterapia, me ajude por favor!!

    ResponderExcluir