sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comentário

Um comentário em um blog de “decoração, design com opinião”, pinçado na Internet, sobre os vernissages, por sinal, muito engraçado. Não é exatamente o meu conceito sobre os eventos. A minha finalidade é divulgar a arte, hoje, tão desprezada por toda uma sociedade, mostrar a criatividade e sensibilidade do artista. Será que alguém da minha lista de convidados pensa desta forma? Os penetras oficiais de todos os eventos da cidade sei que prestigiam para comer e beber, mas, não creio que eles, realmente, pensem em alguma coisa do gênero da crônica abaixo, pois nem cérebro devem ter... Transcrevi, ipsis literis, o texto, não tendo preocupação em corrigir a pontuação. Vamos à leitura:

“Vernissage é o nome que se dá ao evento que abre uma exposição artística. Normalmente é bastante concorrido, seja quando o artista é conceituado e aparecem famosos e a imprensa ou quando o artista não é conhecido a aparecem amigos e parentes. Na vernissage serve-se um coquetel aos convidados, abastecido por canapés e champagne nos eventos de artistas ricos ou salgadinhos de padaria, refrigerante e cerveja nos artistas pobres.Mas o mais curioso de tudo é que a maioria das pessoas que fazem pose em uma vernissage, não sabe o significado da palavra. Em tradução literal do francês, significa exatamente “envernizamento”. Nada mais próprio e certeiro, não é? Em uma vernissage, salvo o próprio artista (nem sempre), os convidados estão lá fazendo de conta que se interessam por arte, mas na verdade nem olham as obras. Comentam sobre a qualidade da comida, das roupas dos convidados e fazem pose para sair nas fotos com potencial para sair em alguma coluna social. Mesmo que seja no jornalzinho do bairro. Tudo verniz”.

2 comentários:

  1. Caro amigo, Ricardo Cavalcanti.Somente um grande curador pode falar sobre vernissage, parabéns pela colocação dos penetras..
    Você é um grande profissional!
    Abraço da amiga Ivete Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Cavalcanti
    Somente quem não tem culura e sensibilidade pensaria da forma do texto citado abaixo de sua escrita. As pessoas de seu meio pensam e refletem.
    Carlos A. Vargas

    ResponderExcluir