quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Arte de Sansão Pereira

Autores de coletâneas que catalogam artistas plásticos brasileiros precisam ter olhos para o talento de Sansão Pereira, de 92 anos. Pouco se sabe sobre a trajetória deste artista. Até mesmo em ‘sites de busca’ é difícil informações. Sansão Pereira nasceu no Seringal Capatará e ganhou o mundo. Formou-se em Engenharia na Universidade da Califórnia. Estudou pintura em Paris, Madri, Estados Unidos e no Vaticano. Expôs em mais de 30 países: na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de dezenas de exposições individuais por todo o Brasil. Criou mais de 30 mil obras de arte espalhadas pelo mundo. Recentemente, o pintor impressionista, lançou o livro “A Arte de Sansão C. Pereira”, no memorial dos Autonomistas, anexo ao Teatro Hélio Melo, Rio Branco, reunindo 813 reproduções de telas, com subdivisões de temáticas distintas: Marinhas, Casarios, Igrejas, Florais, paisagens e naturezas morta. A publicação tem o patrocínio do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour. Como engenheiro afirmam que é o ‘terceiro arquiteto de Brasilia’. Foi responsável pelos projetos das redes de águas fluviais dos ‘Planos Pilotos’, que nunca causaram problemas com enchentes.

3 comentários:

  1. Conheço a pintura de Sansão desde 1974. Já tive um de seus quadros, uma linda marinha em tom pastel.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo,

    Sou de Macaé RJ! Recentemente meu pai veio a falecer e dentre seus bens deixou dois quadros do Artista Sansão Pereira!
    Como estou indo embora do Brasil gostaria de vende-las, mas não tenho idéia do seu valor e se terei facilidade em vende-la no mercado de artes!
    Vc poderia me ajudarcom algumas informações a respeito?

    Obrigado!

    William
    Tel: (22) 7836-4190
    email: will_macae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber notícia de Sansão Pereira, contemporâneo e amigo pessoal de Alcides Cruz, pintor impressionista, que represento como curador.

    Rio de Janeiro
    eduardo@saggese.org
    www.alcidescruz.com

    ResponderExcluir