quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Arte de Sansão Pereira

Autores de coletâneas que catalogam artistas plásticos brasileiros precisam ter olhos para o talento de Sansão Pereira, de 92 anos. Pouco se sabe sobre a trajetória deste artista. Até mesmo em ‘sites de busca’ é difícil informações. Sansão Pereira nasceu no Seringal Capatará e ganhou o mundo. Formou-se em Engenharia na Universidade da Califórnia. Estudou pintura em Paris, Madri, Estados Unidos e no Vaticano. Expôs em mais de 30 países: na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de dezenas de exposições individuais por todo o Brasil. Criou mais de 30 mil obras de arte espalhadas pelo mundo. Recentemente, o pintor impressionista, lançou o livro “A Arte de Sansão C. Pereira”, no memorial dos Autonomistas, anexo ao Teatro Hélio Melo, Rio Branco, reunindo 813 reproduções de telas, com subdivisões de temáticas distintas: Marinhas, Casarios, Igrejas, Florais, paisagens e naturezas morta. A publicação tem o patrocínio do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour. Como engenheiro afirmam que é o ‘terceiro arquiteto de Brasilia’. Foi responsável pelos projetos das redes de águas fluviais dos ‘Planos Pilotos’, que nunca causaram problemas com enchentes.

4 comentários:

  1. Conheço a pintura de Sansão desde 1974. Já tive um de seus quadros, uma linda marinha em tom pastel.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo,

    Sou de Macaé RJ! Recentemente meu pai veio a falecer e dentre seus bens deixou dois quadros do Artista Sansão Pereira!
    Como estou indo embora do Brasil gostaria de vende-las, mas não tenho idéia do seu valor e se terei facilidade em vende-la no mercado de artes!
    Vc poderia me ajudarcom algumas informações a respeito?

    Obrigado!

    William
    Tel: (22) 7836-4190
    email: will_macae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber notícia de Sansão Pereira, contemporâneo e amigo pessoal de Alcides Cruz, pintor impressionista, que represento como curador.

    Rio de Janeiro
    eduardo@saggese.org
    www.alcidescruz.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, fiquei muito feliz em achar essa pag, pois meu tio Philip colecionava obras de marinhas de Sansão Pereira há 37 anos atrás. Eu tenho em minha sala uma belíssima marinha de 1,20x1,50...que fico muitos momentos à apreciar e relaxar! Um grande abraço!

    ResponderExcluir