sábado, 31 de outubro de 2009

Carta

Caríssima jornalista e embaixadora da cultura brasileira, Diva Pavesi
Saudações
Desejo, inicialmente, apresentar-lhe cumprimentos por estar envolta, nesta privilegiada missão artística que a conduz ao convívio de tantos talentos da arte pictórica, como a nossa caríssima Nequitz, augurando que ela possa receber, além fronteira, o mesmo caloroso aplauso, que tem obtido entre nós. Pela terceira vez consecutiva, tenho a grata satisfação de ter exposições da renomada artista plástica Nequitz Miguel, sob minha curadoria, em Juiz de Fora. Agradeço-lhe, também, pela alusão à minha pessoa, em tão precioso contexto artístico, que é seu blog. Com a expressão da homenagem de minha admiração
Ricardo Cavalcanti

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fernando Fiúza - artista plástico


A classe artística mineira perdeu um dos maiores expoentes das artes plásticas: Fernando Fiúza. Belo-horizontino, faleceu aos 56 anos, vitimado por problemas cardíacos. Desenhista, pintor, cenógrafo, fotógrafo e ilustrador. Fiúza era um intelectual nato, pois escrevia e desenhava, desde os 14 anos. Transitava em todos os meios culturais da capital mineira: profundo conhecedor de literatura, poesia, cinema e teatro. Realizou sua primeira exposição em 1971 e ensinava pintura, em seu atelier, desde 1977. Foi responsável por várias capas de discos e livros de autores de Belo Horizonte. Sabia dar valor às pessoas e à vida. Suas obras, em aquarela, irão ecoar na imortalidade.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Destaque da semana

O destaque da semana é a estudante do primeiro período do Curso de Turismo, da Universidade Bandeirante de São Paulo, Unidade São Bernardo do Campo, Geyse Arruda, de 20 anos. A estudante se diz vítima de preconceito. Foi hostilizada pela totalidade dos alunos daquela instituição educacional, por estar usando um vestido muito curto, em sala de aula. Ela chegou a admitir que, naquele dia, usava uma roupa inadequada para ir à Faculdade. O tumulto deu início, quando ela saiu da sala, para ir ao banheiro, em companhia de uma amiga. Na saída, formou-se uma aglomeração__ quando começaram as agressões verbais. A direção da UNIBAN teve que chamar a Polícia Militar, para escoltá-la, temendo agressões físicas. A estudante se queixa do preconceito sofrido por parte dos colegas de faculdade, como, também, dos professores e funcionários, inclusive dos seguranças, que não fizeram nada para conter o tumulto. Concordo que o comportamento dos estudantes não foi correto, pois deveriam respeitá-la. Mas, convenhamos: ela faltou com o respeito consigo mesma. Quem se ama não se vulgariza.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Educação

"Os lucros em educação nunca são realmente perdidos. Livros podem ser queimados e cidades saqueadas, mas a verdade, como o anelo pela liberdade, vive nos corações dos homens humildes."

"The gains in education are never really lost. Books may be burned and cities sacked, but truth, like the yearning for freedom, lives in the hearts of humble men."
Franklin Delano Roosevelt

O Leque da Viscondessa Cavalcanti


A museóloga Maria das Graças de Almeida proferiu, ontem, no Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino, conferência, na reunião semanal da entidade, que se realiza às terças-feiras, sob a presidência do Professor Helión Gonçalves da Silva. O tema central da palestra foi “O Leque da Viscondessa Cavalcanti”, um dos objetos preciosos que compõem o acervo da Fundação Mariano Procópio__ MAPRO. A peça, em questão, foi destaque, na edição de maio da Revista de História da Biblioteca Nacional. Confeccionada de papel e madeira, pertenceu à Amélia Machado Coelho, uma jovem nobre de origem carioca, que esposou Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque, personalidade influente do Segundo Reinado. Ambos transitavam, constantemente, nos meios intelectuais e artísticos. A jovem, de ilustre parentesco, era sobrinha de Mariano Procópio Ferreira Lage e prima de Alfredo Ferreira Lage. No transcorrer de suas palavras, a museóloga se reporta à simbologia dos leques naquela época, desde seu uso para refrescar, até como referência no status social, em diversos países. No caso da Viscondessa, era o capricho de portar uma peça, com assinaturas de ilustres estrangeiros e brasileiros, que conhecera, como D. Pedro II, Carlos Gomes, Santos Dumont, Machado de Assis.

São Judas Tadeu.



Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Luiz Inácio Lula da Silva

Hoje, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura 64 anos de vida. Primeiro político brasileiro de um partido de esquerda a conquistar a Presidência da República, nestes 507 anos de história e 120 anos de República. Um homem de fibra: de um simples torneiro-mecânico a um dos populares líderes de uma grande Nação. Lula é o primeiro brasileiro a ingressar na galeria dos presidentes que não veio de uma elite. Chegou ao Sudeste, em cima de um pau-de-arara para tentar a sorte e sua inteligência o colocou, mesmo sem um diploma ao trono deste Brasil Gigante. Popularidade, por mais que seja criticado, tem de sobra, é reconhecida tanto no Brasil, quanto no exterior, pois colocou o Brasil no pódio mundial. Parabéns, Presidente!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Rui Mourão na AML


A Academia Mineira de Letras dá posse ao ilustre jornalista e escritor Rui Mourão, que ocupará a cadeira de número 31, anteriormente, ocupada pelo saudoso Luís Carlos Portilho. O neo-acadêmico será saudado pelo prefeito de Ouro Preto, acadêmico, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. A sessão de posse ao escritor será realizada no dia 29 de outubro, no Auditório Vivaldi Moreira, da AML. Romancista e contista, Mourão dedicou-se, também, à critica literária, tendo publicado inúmeros artigos em livros e periódicos especializados no Brasil e no exterior. Exerceu diferentes atividades editoriais, tendo sido fundador da revista Tendência, em 1957, em parceria com Afonso Ávila e Fábio Lucas. Foi editor do Suplemento Literário de Minas Gerais e, desde 1974, está na diretoria do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, onde vem realizando importante trabalho de resgate da memória de Minas Gerais, por meio de publicações, exposições e projetos de preservação do patrimônio histórico público. É detentor de várias homenagens, entre as quais: Medalha alusiva às comemorações dos 75 anos do Museu Nacional de Belas Artes – 1983; Medalha Rodrigo Mello Franco de Andrade – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – 1987; Medalha da Ordem do Mérito Diamantinense – 1988; Medalha Santos Dumont – 1991 e um prêmio internacional “Man of the Year, pelo American Boigraphical Institute. Autor dos livros: “Invasão no Carrossel”, “Boca de Chafariz”, “Alemão que Descobriu a América”, “Servidão em Família” e mais. Rui Mourão foi o idealizador da exposição “A Inconfidência Mineira no Contexto da Revolução Francesa”, no Museu da Inconfidência, inaugurada em 17 de abril, deste ano, que culminou com a celebração dos 220 anos da morte de Tiradentes, em 21 de abril, data em que foram condecorados com a “Medalha da Inconfidência Mineira”, oferecida pelo Governo do Estado, a personalidades do Brasil e da França, no Ano da França no Brasil.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cem anos de Machado Sobrinho

Em comemoração ao seu centenário, a Fundação Educacional Machado Sobrinho realizou no último dia 24 de outubro, no Anfiteatro do Campus – Cruzeiro do Sul, solenidade de entrega da Comenda Educador Machado Sobrinho, o lançamento do selo comemorativo da efeméride, pelos Correios e dois lançamentos literários. Assistimos a uma celebração perfeita, digna da memória do homenageado. Foram conferidas 100 comendas a personalidades, pelos seus atos meritórios, cívicos, sociais e culturais, entre eles, a Ismair Zaghetto, autor da obra “Machado Sobrinho__ O Guerreiro da Utopia”, também, distinguindo-o por sua trajetória cultural. Igualmente, às professoras, Leila Maria Fonseca Barbosa, Marisa Timponi Rodrigues Pereira, organizadoras da obra “Notícias da Imprensa Sobre a Academia Mineira de Letras”, que compila as notícias, as atas escritas por Machado Sobrinho e as biografias dos membros da Academia Mineira de Letras que, em Juiz de Fora fora fundada, também, em 1909. O livro de autoria do sociólogo Ismair Zagheto__ contendo um admirável louvor ao ideal de Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho. Ocorreu a distribuição dos livros a todos os presentes. A homenagem dos Correios__ com o selo comemorativo do evento__ com a presença do Diretor, Sérgio Sacramento, com obliteração e o impecável discurso, noticiando o apoio deste órgão à cultura. E, principalmente, o realce aos professores da Instituição e aos que contribuem para a sua grandeza. Agradeço aos autores, pelas afetuosas dedicatórias.

sábado, 24 de outubro de 2009

Fernando Collor toma posse AAL

O presidente, Dom Fernando Iório dá posse ao Senador,
Fernando Collor de Mello, na Academia Alagoana de Letras.

Em solenidade no Auditório Carlos Moliterno, da Academia Alagoana de Letras, em Maceió, sob a presidência de Dom Fernando Iório, tomou posse como novo imortal, o Senador da República, Fernando Collor de Mello, na cadeira de nº 20, patronímica do saudoso membro titular fundador, Augusto de Oliveira, anteriormente ocupada pelo educador, Ib Gatto Falcão, falecido em dezembro de 2008. O neo-empossando foi saudado pelo acadêmico Milton Hênio Neto de Gouveia, em sessão solene conduzida pela primeira-secretária, Eunara Quixabeira Rosa e Silva. Aos 60 anos sendo natural do Rio de Janeiro, Collor destacou, em seu discurso, seu antecessor como o maior construtor que o Estado de Alagoas teve até então. Emocionado, em alguns momentos, o senador ressaltou que assume a vaga muito “honrado”, já que a Academia abrigou, durante anos, seu pai, Arnon de Mello. O ex-presidente fora eleito, em 2 de setembro, próximo passado, obtendo vinte e dois votos a seu favor, contra oito.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Salon Nationale des Beaux Arts du Louvre

A produtora Cultural e curadora de exposições de arte na Europa, Diva Pavesi vai apresentar pelo quinto ano consecutivo, vinte e dois artistas plásticos brasileiros, no Salon Nationale des Beaux Arts, no Carroussel du Louvre, considerado um dos mais significativos espaços no mundo, no segmento das artes, sendo comparado à Bienal de Veneza, mas, com a relevância de estar encravado no Museu du Louvre, que tem a guarda das mais importantes obras, de artistas clássicos, como: Da Vinci, Rembrandt, Goya, Renoir, além de muitos outros. Entre os artistas brasileiros que Diva Pavesi levará ao Louvre, em dezembro, deste ano, está a artista plástica juiz-forana, Nequitz Miguel. Diva Pavesi é paulista, naturalizada francesa e vive na Europa, há 22 anos. É formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Fundação Casper Líbero - São Paulo, tornou-se escritora e fotógrafa. Possui vasto currículo; uma das principais divulgadoras da cultura brasileira, em terras francesas; Membro e delegada da Académie Arts Sciences Lettres, coroada pela Académie Française; pós-graduada pela Universidade Sorbonne, em Paris e pela Universidade de Dublin, na Irlanda, nas áreas de Cultura, Business e Comunicação. Para conhecer alguns dos artistas privilegiados, basta acessar: http://divadivinepavesi.blogspot.com

O Santander e a Fórmula 1

Ficou acordado que o Banco Santander vai patrocinar a Escuderia Ferrari, na Fórmula 1, nos próximos cinco anos. O acordo foi selado, oficialmente, em setembro, próximo passado, em Monza, durante o Grande Prêmio da Itália. O Banco de origem espanhola foi patrocinador da Equipe Mc Laren – Mercedes, entre 2007 e 2009, com direito à prorrogação, o que não foi efetuado. O Santander continuará presente nos Grandes Prêmios da Itália e Alemanha, sendo que terá presença muito significativa, nos autódromos da Espanha e Brasil, desembolsando cerca de 40 milhões de Euros.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Windows 7



Três anos após o lançamento do Windows Vista, a Microsoft apresenta a nova versão do sistema operacional Windows, a versão 7, que estará a partir de hoje, sendo comercializado em lojas de todo o país. Ao contrário do seu antecessor, o Windows Vista, que introduziu novas funcionalidades, o Windows 7, surgiu com o objetivo de dar ainda maior compatibilidade com os demais hardwares atuais. Originalmente, uma versão do Windows Blackcomb, planejado para ser o sucessor do Windows XP. O Brasil já ocupa o quinto maior mercado consumidor da informática do mundo, depois dos Estados Unidos e da China. As lojas colocarão à venda quatro diferentes versões da ferramenta, nos preços tabelados para o lançamento, a partir de R$ 329,00.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Simplesmente Eu


Um dos maiores ícones da literatura brasileira, transgressora de convenções linguísticas e literárias, Clarisse Lispector, escritora de grande repercussão, até os dias de hoje, não só no cenário das letras brasileiras, como também, na literatura ocidental, saiu dos livros e das academias, para marcar presença no teatro. A escritora ucraniana, radicada no Brasil, está presente no monólogo “Simplesmente Eu: Clarisse Lispector”, incorporada, na atriz Beth Goulart que, além de atuar, assina como autora e diretora do monólogo que vem encantando e arrancando elogios da crítica, por todos os teatros por onde passa. A montagem de “Simplesmente Eu” traz declarações e textos da escritora, entremeando trechos de sua biografia, detalhes sobre sua vida pessoal e depoimentos pelos amigos e pessoas que, com ela, conviveram de perto. Jornalista e escritora, Clarice Lispector faleceu em 1977, no Rio de Janeiro. Durante a carreira, atuou em jornais e revistas da época, publicou grandes obras, como os romances: “A Hora da Estrela” e “Laços de Família” conhecidos, mundialmente, pelos grandes apreciadores da literatura. Os textos, carregados de subjetividade, traziam consigo uma inquietação, e questionamentos pessoais sobre os sentimentos humanos. Leia-se “Água Viva”, que para mim, traduz o bálsamo literário da autora. A peça está em cartaz, no Teatro Odylo Costa Filho__ na Universidade do Estado no Rio de Janeiro, até 31 de outubro.

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi a vencedora do “Reputation Index 2009”, na categoria “Empresas Nacionais de Capital Fechado”. A empresa também foi detentora do “Prêmio Intangíveis Brasil 2009”, no setor “Atacado/Logística”. O “Reputation Index” está em sua primeira edição, enquanto o “Intangíveis Brasil” soma sua terceira edição, este reconhecedor de empresas que administram bem os nomes, as marcas, as franquias, os recursos humanos. É baseado num prêmio australiano anual__ que, ao longo de doze meses, avalia o desempenho das organizações pré-qualificadas. Os Correios, em 2008, faturou o “Intangíveis do Brasil", na mesma categoria e, em 2007, na categoria “Serviços”. A Sessão Solene de outorga acontece amanhã, no Hotel Hyatt, na capital paulista. Vale lembrar que a ECT inaugurou, em julho, próximo passado, o Centro Cultural dos Correios, em Recife, apresentando cinco mostras que compõem a programação inicial apresentada pelo Centro Cultural, entre elas, exposição filatélica "40 Anos da ECT em 346 Anos de História - Correios, levando o Brasil à Frente", que o referencia cronologicamente, por meio dos selos, fatos marcantes da história postal brasileira e do País. O CCC – Recife está localizado na Av. Marques de Olinda, no Centro Histórico da cidade e é tombado pelo IPHAN, um prédio nos moldes do classicismo francês, sendo o terceiro Centro Cultural dos Correios no Brasil, somando-se ao do Rio de Janeiro e ao de Salvador, como também, mantêm dois Espaços Culturais: o de Fortaleza e o de Juiz de Fora.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lançamento literário


No ano da comemoração ao centenário de fundação da Academia Mineira de Letras, as professoras e pesquisadoras Leila Maria Fonseca Barbosa e Marisa Timponi Pereira Rodrigues lançam o livro, “Notícias da Imprensa sobre a Academia Mineira de Letras”, no próximo sábado, dia 24 de outubro, às 20 horas, no Campus da Faculdade Machado Sobrinho, com o aval financeiro do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais__ BDMG e editado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage__ FUNALFA. A publicação registra e resgata, em caráter documental, os recortes de jornais e publicações da época, coletados e registrados em atas, pelo então secretário-geral, o educador e poeta, Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, cujos documentos originais foram conservados pelo filho de Machado Sobrinho, Luiz Gonzaga Machado Sobrinho e, posteriormente, sob os cuidados da neta, Heloisa Machado Sobrinho e, hoje, em posse do outro neto, o médico José Carlos de Castro Barbosa, esposa de uma das organizadoras, Leila Maria Fonseca Barbosa. O prefácio é assinado pelo atual presidente da AML, Murilo Badaró e a apresentação de Kleber Halfeld, presidente da Academia Juiz-forana de Letras. As pesquisadoras e organizadoras fizeram, anteriormente, outros registros em livro: “Letras da Cidade” (2002), resultado de uma longa pesquisa e consiste numa história da literatura juiz-forana, pelo olhar de vários escritores da cidade ou, nela radicados e, “Christo Redemptor__ 1906-2006”, com textos e poemas de escritores e poetas da cidade, em edição comemorativa ao centênio do nosso símbolo máximo, o Monumento ao Cristo Redentor, o farol instalado no contra-forte de nossa querida Atenas Mineira. "Notícias da Imprensa sobre a Academia Mineira de Letras" terá seu lançamento, em Belo Horizonte, no dia 30 de outubro, às 20 horas, no Auditório Vivaldi Moreira da AML.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fim à impunidade na Internet


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado já aprovou o projeto que obriga proprietários de lan houses a cadastrar seus usuários. Caso aprovado, o Projeto Lei deverá ser sancionado, ainda esta semana, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será obrigatório que os proprietários de casas que dão acesso à Internet exijam de seus usuários, um banco de dados, com o nome, documento de identidade além, da identificação do computador e o período de utilização da máquina. Os dados serão armazenados por três anos e só poderão ser divulgados, por determinação da justiça. Quanto à forma de armazenamento do Banco de Dados dos Usuários, ainda, deverá passar por avaliação. Com esta prática, acreditamos que possa fortalecer uma regulamentação, para evitar os crimes através da Internet, o que é comum, na rede mundial de computadores, como pedofilia, violação de privacidade, falsidade ideológica e demais crimes, por falta de identificação do usuário, pois, na Internet, podemos ser quem quisermos. Devido à falta de informações verdadeiras, muitos se escondem atrás da máquina, para nos fazer ameaças anônimas. Por isso defendemos um maior controle, onde sejam vistoriados, constantemente, os provedores, os sites, as IPs e os nomes que são registrados na rede. Basta! Vamos dizer não à impunidade.

Exposição de Nequitz no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas


Márcia de Carvalho Leonel e Nequitz Miguel,


Carioca da Gema - TM 100x80 cm.

Um dia todos voltamos à nossa terra de origem. A artista plástica Nequitz Miguel volta a Juiz de Fora, sua terra natal, para a sua terceira individual: “A Arte de Nequitz Miguel__ Uma Homenagem do Ano França no Brasil, reunindo 26 obras__ da Belle Èpoque ao Pop Lúdico, especialmente para a Galeria Heitor de Alencar, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.
Radicada no
Rio de Janeiro e, recentemente, instalada em Juiz de Fora, com um atelier em São Mateus. Nequitz estudou Escola de Belas Artes e estudou pintura, com vários artistas de renome nacional/internacional, como Luiz Badia, Bernardii e Belízio. Os trabalhos desenvolvidos para esta exposição fazem parte de uma nova tendência que reflete seu aprimoramento profissional. As novas criações estarão revestindo as paredes do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, numa apresentação de estréia, para convidados, no dia 12 de novembro, a partir das 20 horas, sob minha curadoria. E, desta data, em diante, estará franqueada à visitação pública, em geral. Esperamos pelos amigos e leitores deste blog, para tomar um vin d’honneur conoco.

domingo, 18 de outubro de 2009

Normas para a apresentação de uma apologia:

Normas para a apresentação de uma apologia:

Teor:
A apologia deve referir-se ao patrono da cadeira, abordando sua vida, sua bibliografia, assim como fatos que tenham repercussão em sua obra literária

Quanto à extensão do trabalho:
Deve, em primeiro lugar, esgotar as informações sobre o patrono, não só as que já foram registradas por seus titulares subseqüentes, tendo a preocupação de, sendo pesquisa, fornecer o nome do autor, obra de onde foi retirada, a página, a edição e colocação entre aspas do trecho apresentado. Igualmente, deve ser oferecida a identificação, quando se tratar de informações obtidas com pessoas ou familiares do patrono.
Podem ser apresentados slides, fotografias, etc.

Quanto às laudas:
O trabalho deverá ser mais ou menos cronometrado, a ponto de não ultrapassar 45 minutos ou, apresentar mais ou menos 8 laudas datilografadas ou digitadas. Uma cópia do trabalho deverá ser remetida à presidência para a devida homologação, com uma antecedência de 15 dias. Na apologia, o empossando deverá, também, referir-se ao membro titular fundador da cadeira, em um discurso menos extenso, para fixar o elogio ao antecessor.

Quanto à saudação ao neo-acadêmico:
Deverá ser feita por um acadêmico, indicado pelo Sr. Presidente. Igualmente, deverá ser observado um comedimento na extensão. O diploma academial, que vai identificá-lo como novo membro da Academia, será entregue pela pessoa indicada pelo empossando ou, quando isto não ocorrer, por uma pessoa indicada pelo Presidente.

Quanto à parte comemorativa do evento:
Ficará, também, a critério do empossando que poderá oferecer um coquetel, um jantar, correndo por sua conta as despesas que advierem dessa celebração. A escolha do local de apresentação da apologia ficará a critério do empossando que poderá, se desejar, servir-se do recinto da própria Academia ou de um outro ambiente, desde que, condizente com a atividade cultural.

Quanto à composição da mesa:
Tomarão assento à mesa: o Sr. Presidente, a Sra. Secretária, o acadêmico que irá proferir a saudação, um representante da família do patrono e um representante de autoridade civil ou militar presente, desde que, compareça com o objetivo de representação.

Quanto aos convites:
Os convites deverão ser confeccionados pelo empossando, cabendo-lhe a responsabilidade das despesas com a confecção dos mesmos e endereçamento.
Observação: É imprescindível que o novo membro seja informado dos deveres e direitos acadêmicos, bem como de sua contribuição financeira e literária. A utilização do título acadêmico só será permitida após a apresentação da apologia.