domingo, 18 de outubro de 2009

Normas para a apresentação de uma apologia:

Normas para a apresentação de uma apologia:

Teor:
A apologia deve referir-se ao patrono da cadeira, abordando sua vida, sua bibliografia, assim como fatos que tenham repercussão em sua obra literária

Quanto à extensão do trabalho:
Deve, em primeiro lugar, esgotar as informações sobre o patrono, não só as que já foram registradas por seus titulares subseqüentes, tendo a preocupação de, sendo pesquisa, fornecer o nome do autor, obra de onde foi retirada, a página, a edição e colocação entre aspas do trecho apresentado. Igualmente, deve ser oferecida a identificação, quando se tratar de informações obtidas com pessoas ou familiares do patrono.
Podem ser apresentados slides, fotografias, etc.

Quanto às laudas:
O trabalho deverá ser mais ou menos cronometrado, a ponto de não ultrapassar 45 minutos ou, apresentar mais ou menos 8 laudas datilografadas ou digitadas. Uma cópia do trabalho deverá ser remetida à presidência para a devida homologação, com uma antecedência de 15 dias. Na apologia, o empossando deverá, também, referir-se ao membro titular fundador da cadeira, em um discurso menos extenso, para fixar o elogio ao antecessor.

Quanto à saudação ao neo-acadêmico:
Deverá ser feita por um acadêmico, indicado pelo Sr. Presidente. Igualmente, deverá ser observado um comedimento na extensão. O diploma academial, que vai identificá-lo como novo membro da Academia, será entregue pela pessoa indicada pelo empossando ou, quando isto não ocorrer, por uma pessoa indicada pelo Presidente.

Quanto à parte comemorativa do evento:
Ficará, também, a critério do empossando que poderá oferecer um coquetel, um jantar, correndo por sua conta as despesas que advierem dessa celebração. A escolha do local de apresentação da apologia ficará a critério do empossando que poderá, se desejar, servir-se do recinto da própria Academia ou de um outro ambiente, desde que, condizente com a atividade cultural.

Quanto à composição da mesa:
Tomarão assento à mesa: o Sr. Presidente, a Sra. Secretária, o acadêmico que irá proferir a saudação, um representante da família do patrono e um representante de autoridade civil ou militar presente, desde que, compareça com o objetivo de representação.

Quanto aos convites:
Os convites deverão ser confeccionados pelo empossando, cabendo-lhe a responsabilidade das despesas com a confecção dos mesmos e endereçamento.
Observação: É imprescindível que o novo membro seja informado dos deveres e direitos acadêmicos, bem como de sua contribuição financeira e literária. A utilização do título acadêmico só será permitida após a apresentação da apologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário